

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas sediou, nesta sexta-feira (21), a XI Olimpíada Regional das APAEs – Sul II, reunindo instituições de diferentes cidades da região em um dia marcado pelo esporte, pela inclusão, pela amizade e, principalmente, pela integração entre os alunos e pessoas atendidas pelas APAEs.
Realizado no Aeroporto Municipal e em outros espaços esportivos da cidade, o evento reuniu 14 instituições, com a participação de atletas, profissionais, voluntários, familiares e convidados. Logo na chegada, as delegações foram recebidas com um café da manhã preparado pela Apãezinhos, dando início a uma programação especial de convivência e celebração. A Olímpiada integra as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Três Pontas.


A abertura contou com a participação de autoridades municipais e o tradicional desfile das delegações, que representaram Alfenas, Campos Gerais, Campo do Meio, Coqueiral, Boa Esperança, Paraguaçu, Santana da Vargem, Varginha e Três Pontas, além de outras instituições participantes.
Mais do que uma competição, a Olimpíada Regional das APAEs representa uma oportunidade para os alunos e atendidos pelas instituições conviverem com pessoas de outras cidades, fazerem novas amizades, compartilharem experiências e mostrarem suas capacidades por meio do esporte. O encontro também contribui para fortalecer a autoestima, a autonomia e o sentimento de pertencimento, criando momentos que vão muito além dos resultados obtidos nas provas.
O esporte é uma importante ferramenta de inclusão. Por meio dele, os participantes têm a oportunidade de enfrentar desafios, superar limites, desenvolver habilidades, respeitar os colegas e adversários e, principalmente, vivenciar a alegria de participar.

Nas Olimpíadas das APAEs, cada conquista tem um significado especial. Uma medalha, uma prova concluída, um gol ou simplesmente a participação em uma atividade representam momentos de superação e valorização de cada atleta.
As competições foram realizadas em três modalidades: atletismo, natação e futsal. As provas de atletismo aconteceram no Aeroporto Municipal, enquanto as disputas de natação e futsal foram realizadas no Trespontano Olímpico Clube (TOC).
Alunos do curso de educação física do Unis também participaram da organização e deram apoio durante as atividades, contribuindo para que os atletas tivessem toda a assistência necessária ao longo da programação.
Ao final das competições, todos os participantes foram recebidos na sede da APAE de Três Pontas para um almoço de confraternização. O encerramento também foi marcado pela entrega das medalhas aos atletas, celebrando não apenas os resultados, mas a participação, o esforço e a superação de cada um.
A XI Olimpíada Regional das APAEs – Sul II deixou como principal resultado a certeza de que o esporte pode aproximar pessoas, promover inclusão e criar vínculos. Para os alunos e atendidos pelas APAEs, foi um dia para competir, mas também para encontrar amigos, conhecer novas pessoas, se divertir, superar desafios e guardar boas lembranças.


























