Há algumas semanas, os focos de incêndio chamam a atenção por toda a cidade. Basta ter uma área de mata, seja terrenos baldios e mesmo áreas de preservação ambiental, que pessoas tem colocado fogo e espalhado fumaça por diversos bairros. Situação é prejudicial a saúde e principalmente quem tem problemas respiratórios.
E a apresentação da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro, na manhã deste domingo, Dia das Mães teve que terminar mais cedo, por causa da fumaça que encobriu o Parque Municipal Vale do Sol, onde os musicistas tocavam.
Com um público maior do que o de costume, que vai ao Vale do Sol fazer caminhada, pique nique com a família, passear com as crianças e os cães e brincar nos brinquedos, a Corporação mostrou sua versatilidade. A modernidade nas canções não tirou a tradição da Centenária, que tocou desde clássicos de décadas passadas, até pagode e sertanejo. É assim também a formação da banda que tem dos mais jovens aos mais experientes que se dedicam aos ensaios e apresentações ao longo de tantos anos.
O maestro Wander Scalioni “Vandinho” dedicou a apresentação a todas as mães trespontanas, especialmente as mães do Rio Grande do Sul, que sofrem na tragédia provocada pelas chuvas que caíram no estado.
Entre uma e outra apresentação, Wandinho lembrou das bandas e fanfarras que irão se apresentar este ano, destacando a volta da Fanfarra da Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola que ensaia para o seu retorno, da Escola Marieta Castro que voltou em 2023, além das escolas Teodósio Bandeira, Tancredo Neves, Coração de Jesus e Travessia.
A fumaça se espalhou pelo parque no meio da apresentação que foi feita no gramado, mas na reta final, quando faltava ainda duas canções, o maestro Wander Scalioni pediu desculpas ao público, mas era impossível continuar diante de tanta fumaça. Haviam colocado fogo em uma área de mata no bairro Vale do Sol. Quem fazia caminhada em torno da orla do lago, teve que enfrentar a fumaça. A Corporação Musical terminou antes do planejado, cantando os parabéns às mamães, que tiveram uma manhã agradável e especial, com música instrumental de qualidade.
Os secretários de Cultura, Lazer e Turismo e Meio Ambiente, Alex Tiso e Marcelo Figueiredo, respectivamente, acompanharam a apresentação.