
Eleição de 2026 mostra redução expressiva nos votos dos dois principais nomes locais em relação a 2022, mas ambos permanecem como os candidatos mais votados em Três Pontas
A eleição de 2026 neste domingo, 04 de outubro, apresentou cenários diferentes para os dois principais nomes de Três Pontas que disputaram vagas de deputado federal e deputado estadual. Mário Henrique Caixa (PV), candidato a deputado estadual, enfrentou uma disputa local mais pulverizada, com três concorrentes diretamente ligados à cidade: a vereadora Valéria Evangelista (PL), Maico Gracinha (PSB), que já foi candidato a vereador e a prefeito, e o apresentador Ademir Santos (PL), que é de Varginha e construiu uma grande relação com Três Pontas antes mesmo do início da campanha. Do outro lado, Diego Andrade (PSD-MG) teve uma configuração diferente na disputa para deputado federal. Seu principal concorrente na cidade foi Dimas Fabiano (PP-MG), que contou com o apoio dos vereadores Roberto Donizetti Cardoso, Robertinho (PL) e Geraldo Prado, o Coelho (PSD), que deixou o grupo de Diego Andrade e passou a apoiar Dimas, ao lado do Pastor Luciano. Mesmo com a divulgação de emendas recentemente destinadas por Dimas para Três Pontas, sua campanha foi mais modesta e não conseguiu ampliar sua votação no município.
O resultado final mostra que, apesar de toda essa movimentação política, Diego Andrade e Mário Henrique Caixa permaneceram majoritários em Três Pontas. Os dois, no entanto, tiveram uma redução expressiva na quantidade de votos em comparação com 2022. Diego perdeu 7.757 votos, enquanto Caixa teve uma redução de 7.007 votos.
A queda representa 37,63% na votação de Diego Andrade e 36,37% na votação de Mário Henrique Caixa. Ainda assim, nenhum dos dois perdeu a liderança municipal: Diego foi novamente o deputado federal mais votado e Caixa terminou outra vez em primeiro lugar entre os candidatos a deputado estadual.
Diego Andrade: menos votos, mas liderança mantida
Em 2022, Diego Andrade recebeu 20.617 votos em Três Pontas, sua maior votação naquele pleito. Em Minas Gerais, o candidato obteve 170.181 votos e terminou como o 6º deputado federal mais votado do estado.
Em 2026, Diego recebeu 12.860 votos em Três Pontas, correspondentes a 40,76% dos votos válidos para deputado federal no município.
Na comparação com 2022, foram 7.757 votos a menos, uma redução de 37,63%.
Ainda assim, a candidatura de Dimas teve uma campanha mais modesta e não conseguiu transformar essa articulação política em crescimento expressivo de votos no município. Com 687 votos, terminou apenas na quinta colocação entre os candidatos a deputado federal mais votados em Três Pontas.
Quem efetivamente apresentou crescimento significativo na disputa federal foi Nikolas Ferreira (PL). Em 2022, o candidato havia recebido pouco mais de 2 mil votos no município. Em 2026, chegou a 8.501 votos, terminando na segunda colocação.
Deputado federal — os dez mais votados em Três Pontas
- Diego Andrade (PSD) — 12.860 votos (40,76%)
- Nikolas Ferreira (PL) — 8.501 votos
- Reginaldo Lopes (PT) — 1.316 votos
- Ana Elisa (PT) — 1.270 votos
- Dimas Fabiano (PP) — 687 votos
- Duda Salabert (PSOL) — 454 votos
- Pedro Rousseff (PT) — 449 votos
- Daniel Barbosa (PSDB) — 365 votos
- Dandara (PT) — 332 votos
- Anderson Adauto (PV) — 332 votos
Mário Henrique Caixa: queda de 36,37%, mas novamente em primeiro
O cenário de Mário Henrique Caixa também foi marcado por uma redução expressiva na votação, mas com manutenção da liderança em sua terra natal.
Em 2022, Caixa recebeu 19.270 votos em Três Pontas, sendo também sua maior votação naquele pleito. Em Minas Gerais, obteve 76.360 votos e terminou como o 23º deputado estadual mais votado do estado.
Em 2026, Caixa recebeu 12.263 votos, correspondentes a 38,97% da votação para deputado estadual em Três Pontas.
A diferença em relação a 2022 foi de 7.007 votos a menos, uma redução de 36,37%.
Mesmo com a perda de mais de um terço de sua votação anterior, Caixa terminou novamente em primeiro lugar no município, com uma vantagem de 8.393 votos sobre o segundo colocado, Ademir Santos.
Uma disputa estadual com três nomes ligados a Três Pontas
A eleição para deputado estadual teve uma característica que diferenciou a disputa de 2026: Três Pontas teve três candidatos diretamente ligados à cidade concorrendo ao cargo.
Além de Mário Henrique Caixa, estavam na disputa a vereadora Valéria Evangelista (PL), que já possui atuação política no município, e Maico Gracinha (PSB), que já havia concorrido anteriormente aos cargos de vereador e prefeito.
Também entrou na disputa o apresentador de TV Ademir Santos (PL). Antes mesmo do período oficial de campanha, Ademir já havia construído uma grande relação com Três Pontas, tornando-se um dos nomes que passaram a disputar espaço eleitoral no município.
Apesar da presença dos três concorrentes locais, Caixa conseguiu manter a primeira colocação, com 12.263 votos.
Deputado estadual — os mais votados em Três Pontas
- Mário Henrique Caixa (PV) — 12.263 votos (38,97%)
- Ademir Santos (PL) — 3.870 votos
- Professora Valéria (PL) — 3.340 votos
- Luizinho (PT) — 1.187 votos
- Bruno Engler (PL) — 1.125 votos
- Beatriz Cerqueira (PT) — 595 votos
- Ricardo Campos (PT) — 447 votos
- Verdi (Avante) — 293 votos
- Professor Cleiton (PV) — 290 votos
Maico Gracinha (PSB) terminou na 20ª colocação em Três Pontas, com apenas 168 votos.
Os números de 2022 e 2026
A comparação direta mostra a dimensão da redução da votação dos dois principais nomes locais:
| Candidato | Votos em 2022 | Votos em 2026 | Votos perdidos | Redução |
| Diego Andrade | 20.617 | 12.860 | 7.757 | 37,63% |
| Mário Henrique Caixa | 19.270 | 12.263 | 7.007 | 36,37% |
Senado, Governo de Minas e Presidência
A eleição municipal também apresentou resultados expressivos nas demais disputas.
Senado
- Domingos Sávio (PL) — 14.393 votos
- Carlos Viana (PSD) — 11.314 votos
- Marília Campos (PT) — 10.316 votos
- Áurea Carolina (PSOL) — 6.680 votos
- Marco Antônio Suplicy (NOVO) — 5.478 votos
Governo de Minas
- Cleitinho Azevedo (Republicanos) — 18.063 votos
- Patrus Ananias (PT) — 7.876 votos
- Flávio Roscoe (PL) — 2.093 votos
- Mateus Simões (PSD) — 1.158 votos
- Alexandre Kalil (PDT) — 870 votos
- Gabriel Azevedo (MDB) — 718 votos
Presidência da República
- Flávio Bolsonaro (PL) — 15.431 votos
- Lula (PT) — 14.545 votos
- Escritor Augusto Cury (Avante) — 1.385 votos
- Ronaldo Caiado (PSD) — 921 votos
- Renan Santos (Missão) — 787 votos



















