A Secretaria Municipal de Educação de Três Pontas realizou, nesta quarta-feira, em seu auditório, o 1º Encontro da Comissão Gestora com a Comissão Técnica responsável pela construção do novo Plano Municipal de Educação (PME). O encontro marcou o início de um processo que terá como objetivo definir metas, estratégias e ações para orientar os rumos da educação no município nos próximos anos.

A construção do plano conta com a participação de diferentes segmentos da sociedade, reforçando a proposta de elaborar um documento de forma democrática e alinhada às necessidades da comunidade. Participaram do encontro pais de alunos, representantes dos conselhos do Fundeb e da Alimentação Escolar, profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino, representantes da Superintendência Regional de Ensino de Varginha e da Apae, com atuação na área da educação inclusiva, entre outros representantes.

O Plano Municipal de Educação é o principal instrumento de planejamento da política educacional do município e, normalmente, estabelece diretrizes para um período de dez anos. Na prática, funciona como um planejamento de longo prazo, apontando onde a educação municipal pretende chegar e quais ações serão necessárias para alcançar os objetivos definidos.

Entre os temas que serão considerados na construção do PME estão a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a educação especial e inclusiva, a valorização e formação dos profissionais da educação, a qualidade do ensino, a alfabetização, a redução das desigualdades, o financiamento, a gestão democrática e a melhoria da aprendizagem. O documento também deverá considerar a articulação das políticas municipais com as metas estabelecidas nos planos nacional e estadual de educação.

A participação de diferentes setores é fundamental para que o plano reflita a realidade e as necessidades de Três Pontas. Embora a Secretaria Municipal de Educação tenha papel central na coordenação dos trabalhos, a proposta envolve escolas, profissionais da educação, conselhos, comunidade e representantes da sociedade civil.

A partir de diagnósticos da realidade educacional do município, serão definidas metas e estratégias para áreas que necessitem de avanços, como a ampliação de vagas, melhoria da infraestrutura, formação dos profissionais e garantia de uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.

Após a conclusão do processo de elaboração, o Plano Municipal de Educação deverá ser encaminhado para aprovação por meio de lei municipal, passando a orientar as políticas educacionais do município pelos próximos anos.

O primeiro encontro representa, portanto, o início de uma construção coletiva que pretende transformar os desafios e necessidades da educação em metas, ações e resultados, com acompanhamento e avaliação ao longo da vigência do plano.