Fotos: Márcio Brito

 

Com uma chuva de rosas, os católicos trespontanos receberam as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus.. No fim da tarde desta segunda-feira (29), os devotos aguardavam ansiosos a chegada no trevo da MG 167, que dá acesso a Avenida Prefeito Nilson José Vilela. Apesar do atraso para a saída do Rio de Janeiro, onde estava, muita gente já aguardava no horário previsto. O município, que tem como padroeira Nossa Senhora d’Ajuda e a intercessão de dois candidatos a santos, o Beato Padre Victor e a Venerável Nossa Mãe, foi privilegiado, em ser uma das 70 cidades do Brasil, a receber a visita das relíquias de Santa Teresinha.

Elas chegaram ao país em 13 de janeiro, peregrinarão até 19 de outubro cobrindo uma vasta geografia de norte a sul. A santinha francesa, que completaria 152 anos em 2024, é uma das santas mais veneradas na Igreja e possui muitos devotos entre os brasileiros.

A visita ocorre em virtude do marco de três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em 2023; a celebração dos 100 anos de canonização da santa, em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe.

No trevo, um forte esquema de segurança foi montado para receber as relíquias. Policiais militares da cidade e do Batalhão de Varginha, policiais da Companhia de Meio Ambiente e Guardas Civis Municipais fizeram a escolta do relicário protegido por uma urna de vidro. Ao ser retirada do caminhão que a transportou, os fiéis se aglomeraram em volta para tocar, fazer suas orações e registrar com fotos este momento único na vida de cada um que teve esta oportunidade de estar perto das relíquias.

O relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux, na França. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa, que tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo.

Durante o trajeto de cerca de 20 minutos, moradores e comerciantes das avenidas Nilson Vilela, Oswaldo Cruz e Ipiranga, pararam para prestigiar aquele momento. Alguns montaram altares na porta de suas residências e funcionários dos estabelecimentos comerciais pararam por alguns instantes para ver as relíquias passarem. Carros e motos promoveram um buzinaço o tempo todo. Atletas fizeram o trajeto correndo, sem perder o ritmo mesmo na subida.

No Carmelo São José muita gente já aguardava a chegada. Quando a caminhonete que transportava o relicário chegou na esquina da Rua Amazonas, houve novamente muita aglomeração. Na rua com trânsito fechado, se formou um corredor enorme. No meio dele, policiais seguiram até próximo da entrada da entrada do Mosteiro. Lá, orientados pelo reitor e pároco Cônego Douglas Baroni, os policiais ergueram nos ombros a urna. Isso, enquanto os devotos aplaudiam e jogavam rosas. Do lado externo já era muita gente e lá dentro do templo das Monjas, estava completamente lotado. As cadeiras colocadas do lado de fora estavam todas ocupadas, tinha muita gente em pé e assentadas ao redor de lá.

Ao entrar na Capela do Carmelo, os policiais foram direto mostrar às irmãs o relicário. Elas tocaram com emoção o objeto sagrado e depois as relíquias foram colocadas no altar. Cônego Douglas celebrou a primeira missa solene, ao lado de diáconos e outros sacerdotes.

A programação oficial inclui da visita das relíquias, inclui missas especiais, momentos de oração e vigílias, além de atividades que reforçam a doutrina da pequena vida vivida pela santa doutora.

A peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha, começou em 1997, ano do centenário da morte da santa, e já percorreu cerca de 70 países. Esta é a terceira vez que as relíquias visitam o Brasil. As relíquias vieram do Rio de Janeiro, especificamente Teresópolis. Depois vão seguir para o Carmelo de Pouso Alegre.

Veja a programação da visita em Três Pontas

Terça-feira:

5h30: Abertura da capela para veneração das relíquias.
7:00: Santa Missa com participação da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Três Pontas.
10:00: Santo Terço com a caravana de Campo Belo.
11:00: Santa Missa com participação das paróquias Nossa Senhora das Graças de Três Pontas e Bom Jesus de Campo Belo.
15:00: Tarde de Espiritualidade com o padre Cássio Barbosa de Castro, da arquidiocese de Juiz de Fora.
17:30: Vésperas com as Monjas Carmelitas.
Em seguida: Procissão para o Santuário Nossa Senhora d’Ajuda.
Noite: Vigília para veneração das relíquias.

Quarta-feira:

7:00: Missa e benção das rosas

12:00: Missa e benção das rosas

15:00: Missa e benção das rosas e despedida das relíquias para a Catedral de Santo Antônio em Campanha

  • Veja as localidades que irão receber o relicário de Santa Teresinha

01 a 3/08 – Pouso Alegre (MG): Carmelo
04 a 06/08 – Passos (MG): Carmelo
07 a 09/08 – Uberaba (MG): Carmelo
10 a 12/08 – Franca (SP): Carmelo
13 a 15/08 – São João da Boa Vista: Carmelo
16 a 18/08 – Piracicaba (SP): Carmelo
19 a 21/08 – Campinas (SP): Carmelo
22 a 24/08 – Jundiaí (SP)
25/08 a 01/09 – Diocese de Bauru (SP)
02 a 03/09 – Avaré (SP)
04 a 05/09 – Itapetininga (SP)
06 a 10/09 – Aparecida (SP): Carmelo
11 a 13/09 – Tremembé (SP): Carmelo
14 a 16/09 – Bertioga (SP)
17 a 19/09 – Santos (SP): Carmelo
20 a 22/09 – São Roque (SP): Centro Teresiano
23 a 25/09 – Cotia (SP): Carmelo
26 a 29/09 – Ordem do Carmo (SP)
30/09 – Basílica de Santa Teresinha (RJ)
01 a 19/10 – São Paulo (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here