*A Igreja Matriz onde estão os restos mortais do Beato Padre Victor será a 1ª da Diocese com este título
Trespontanos estão em júbilo com a notícia de que a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda será elevada a Santuário. O anúncio foi feito na celebração da noite pascal, no último sábado (16), na Matriz, pelo pároco, o Cônego Douglas Baroni.
“Nesta noite em que se tem a alegria da ressurreição de Jesus, também temos a satisfação de poder oficialmente anunciar à toda a paróquia, que ela será elevada a Santuário”, anunciou o religioso, durante os ritos finais da celebração.
No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo. Em Três Pontas é a fé e devoção no Beato Padre Victor, sacerdote que durante 53 anos se dedicou ao pastoreio dos fiéis trespontanos, que enfrentou os preconceitos da época, se tornou líder, referência e exemplo de santidade. A Paróquia mais antiga de Três Pontas, que completa seus 190 anos, será o primeiro Santuário elevado na Diocese de Campanha.
A data canônica será em 23 de maio, dia que antecede o Dia da Padroeira. O bispo da Diocese da Campanha Dom Pedro Cunha Cruz, presidirá missa solene na Matriz e proclamará o Decreto oficial da Instalação desta Igreja como Santuário, juntamente com todo o presbitério campanhense.
Ainda na visão do pároco Cônego Douglas, esta é uma alegria muito grande para a cidade e a paróquia que exerce um grande bem espiritual à Diocese, a todos que vem a Igreja rezar primeiramente junto a Nossa Senhora D’Ajuda e depois ao Beato Padre Victor. A orientação do sacerdote, é intensificar a devoção a Senhora D’Ajuda, a exemplo de Padre Victor que recorria a Ela.
Profundamente emocionado, Cônego Douglas orienta que a Paróquia precisa agora, cada vez mais esmerar na liturgia, na formação de leigos e na vivencia profunda da fé, sem desprezar as outras duas paróquias – Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças.
Nestes dias que antecedem esta data que se tornará tão importante, o pároco pediu que as pessoas rezem por todos, por ele e que façam jus ao título que fica quando ele for embora.