

Três Pontas recebe, de hoje (quarta-feira) até sexta-feira (22), no Espaço Café, o XII Encontro dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Minas Gerais. O evento, já consolidado no calendário estadual, passa neste ano a contar também com a parceria da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM), o que lhe confere abrangência e divulgação nacional.
A programação reúne palestras, oficinas e painéis que abordam os principais desafios da gestão previdenciária. Ser gestor, conselheiro ou integrante de diretoria em um RPPS exige cada vez mais responsabilidade, qualificação e certificação. A previdência pública municipal, que administra recursos de milhões de servidores em todo o país, demanda profissionalismo e transparência para garantir sustentabilidade financeira e segurança no futuro daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público.
O encontro conta com a participação de representantes de mais de 30 institutos de previdência, incluindo gestores de Minas Gerais e de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A proposta é promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas na administração dos fundos previdenciários.
A organização é do IPREV Três Pontas, em parceria com a ANEPREM, e conta com a presença de diretores nacionais da entidade, membros do INSS, do Ministério da Previdência, gestores municipais, além de representantes do Poder Executivo e Legislativo.
Durante a abertura, a atual diretora-presidente do IPREV, Marlene Rosa de Lima Oliveira, agradeceu a confiança em estar à frente do Instituto e ressaltou o apoio da equipe na condução de uma gestão baseada em transparência. Com experiência de 35 anos no INSS, maioria deles na gerência de Três Pontas e Varginha, Marlene destacou que o aprendizado diário e o trabalho coletivo são fundamentais para a consolidação de um IPREV forte e comprometido com o servidor.
O prefeito Luisinho e o vice-prefeito Maycon Machado, ao lado do presidente da Câmara, Myller Bueno, deram as boas-vindas aos visitantes. Eles enfatizaram a importância de uma gestão responsável, que assegure ao Instituto uma vida financeira saudável e garanta estabilidade aos servidores municipais no futuro.
O evento também presta uma homenagem especial ao saudoso Geraldo Gabriel de Azevedo, o “Gegê”, ex-diretor do IPREV e idealizador do encontro, falecido em abril deste ano, poucos dias após realizar o sonho de inaugurar a sede própria do Instituto em Três Pontas.
