*Com gestos de carinho e conscientização, policiais militares presentearam mães com chocolates e informações essenciais sobre como reconhecer e enfrentar a violência doméstica

Em comemoração ao Dia das Mães, a Polícia Militar, por meio da equipe da Base de Segurança Comunitária instalada na Praça Cônego Victor, no centro de Três Pontas, realizou uma blitz educativa, neste domingo (11), com foco na valorização das mães e na conscientização sobre a violência doméstica.

A ação foi coordenada pela Sargento Mirela Maciente Silva Botrel. Durante a atividade, os veículos identificados com mães como passageiras ou condutoras foram gentilmente orientados a parar em frente às agências bancárias da praça, onde as homenageadas recebiam, das mãos dos policiais militares, uma lembrança simbólica.

 

Cada mãe foi presenteada com um chocolate e um cartão temático, além de receber um folder informativo com orientações sobre os direitos garantidos pela legislação de proteção à mulher e dicas de prevenção à violência doméstica. A ação teve também o objetivo de reforçar a importância da segurança no trânsito e o papel da mulher na construção de uma sociedade mais justa e segura.

Em entrevista, a Sargento Mirela destacou a importância de se falar sobre o tema com clareza e responsabilidade.

“As mulheres precisam estar atentas e saber identificar os sinais da violência, que nem sempre começa com a agressão física. Muitas vezes, tudo se inicia de forma mais sutil, com ameaças, humilhações e destruição de objetos. É fundamental que elas compreendam esse ciclo e busquem ajuda o quanto antes”, afirmou Sgt Mirela.

Ela explicou que o ciclo da violência doméstica costuma se repetir em três fases: a construção da tensão, quando há xingamentos, ameaças e a comunicação entre o casal se deteriora; a explosão da violência, com agressões físicas e verbais mais severas, deixando a vítima em estado de choque e fragilidade; e, por fim, a chamada fase da lua de mel, em que o agressor pede desculpas, promete mudanças e volta a ser atencioso, fazendo com que a vítima acredite que os episódios não irão se repetir — o que, infelizmente, contribui para a continuidade do ciclo.

A iniciativa contou com o apoio da empresa Cacau Show, cuja parceria contribuiu para tornar a abordagem ainda mais acolhedora e significativa.

Com gestos simples, mas carregados de afeto e conscientização, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a valorização da mulher, a promoção da cultura de respeito e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade. A instituição parabeniza todas as mães pelo exemplo diário de amor, dedicação e coragem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here