Fotos: Hécio Rafael

 

Conversar com a população através da imprensa local. Com este objetivo, o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia (PSD) recebeu jornalistas na tarde de segunda-feira (3) para uma entrevista coletiva.

Durante mais de uma hora, o chefe do Poder Executivo Municipal respondeu às perguntas dos profissionais, abordando assuntos relevantes como as obras paralisadas na MG-167 e a reabertura do Aeródromo “Lêda Mello de Rezende”. Também foram citadas questões como limpeza pública, viagem a Brasília, entre outros. Confira a seguir alguns tópicos da coletiva com a imprensa:

Prefeito Marcelo, você passou a semana em Brasília. Fale um pouco desta viagem.
Sim, eu e o vice-prefeito Luizinho tivemos uma agenda cheia em Brasília, onde participamos da Marcha dos Prefeitos e também do lançamento da Frente Parlamentar do Café. Passamos no Ministério de Minas e Energia, na Confederação Nacional dos Transportes e nos reunimos com o deputado federal Diego Andrade para a definição de emendas em favor do município. No retorno para Três Pontas, na quinta-feira, nos reunimos em Belo Horizonte com o deputado estadual Mário Henrique Caixa. Todas as nossas agendas foram importantes e em breve divulgaremos ótimas notícias para os trespontanos.

O que os prefeitos estão reivindicando?
Estavam 3.600 chefes de Executivo de todo o Brasil. Pedimos atenção com os municípios na questão da Reforma Tributária. Estamos preocupados porque a arrecadação federal está caindo e isto reflete nos estados e nos municípios. O maior impacto é na ponta, ou seja, nos municípios. Recebemos demanda da população 24 horas por dia. Precisamos de mais recursos para resolver os problemas diários e atender as expectativas da população.

E o lançamento da Frente Parlamentar do Café?
Foi um sucesso, onde tivemos mais de 300 parlamentares assinando a pauta de reivindicações relativas ao café. São questões relacionadas ao fundo de defesa da economia cafeeira (Funcafé), pesquisas, investimentos, política nacional de incentivo à produção de café de qualidade, entre outros. Como presidente do Concafé, me sinto orgulhoso de poder ajudar.

Nas reuniões da Câmara, alguns vereadores criticam muito a administração. Como está o relacionamento com os vereadores?
O relacionamento é muito bom. Eu fui vereador, fui presidente da Câmara e conheço como funciona. Um desentendimento, uma divergência é normal. Estamos trabalhando muito no Executivo. Somente este ano já enviamos mais de 100 projetos para o Legislativo. E de uma forma geral eu só tenho a agradecer os vereadores, porque eles vêm ajudando muito a nossa administração. E digo não somente o Legislativo, mas também o Poder Judiciário e a Promotoria têm sido grandes parceiros nossos.

Existem muitos comentários maldosos nas redes sociais sobre a construção da 3a faixa na MG 167. Como o Prefeito analisa a questão?
Eu sou engenheiro e posso dizer que as etapas mais difíceis desta obra tão sonhada por todos já foi concluída. Inclusive estive com o governador Romeu Zema em Brasília, onde pudemos conversar a respeito. Houve um realinhamento na planilha de custos, que já se encontra com a Caixa Econômica Federal e em breve será publicado um novo edital. Se Deus quiser uma boa empresa vai vencer a licitação e dar andamento nesta obra. Estou tranquilo e acredito que ela seja concluída ainda este ano. Não podemos deixar de ressaltar o empenho do deputado federal Diego Andrade, que contou com o apoio do deputado Mário Henrique Caixa e do Governo de Minas Gerais.

Prefeito, muitos vereadores e boa parte da população reclamando da limpeza da cidade. O que dizer a respeito?
Temos que considerar duas questões: um ano com muita chuva – graças a Deus; e o único prefeito da história de Três Pontas que não pode utilizar herbicida, e então o mato tomou conta. Depois enviamos projeto para liberar a capina química, devidamente autorizada pelos vereadores. Agora, estamos com várias equipes ampliando as ações de capina pela cidade. É um mutirão de limpeza nas vias, nas praças, pontos turísticos. Vamos limpar também os terrenos que estão sujos e mandar a conta aos proprietários. Não poderia deixar de agradecer inúmeros parceiros nesta questão de cuidar de praças e jardins, como o Sicoob, Sicredi, Compre Plantas, Nova Era Miari. Grande parte da população também colabora, mas outra parte precisa ser mais consciente com esta questão da limpeza, porque somente o poder público não dá conta do serviço.

Outras questões abordadas pelo Prefeito

Trânsito
Pretendemos melhorar as vias, melhorar as sinalizações de trânsito e o fluxo de veículos em locais de grande movimento nos horários de pico.

Emprego
Estamos investindo em cursos de capacitação e parcerias para atender a demanda das empresas instaladas em Três Pontas. Quando cheguei tinha uma gaveta cheia de currículos aqui comigo, hoje não tem mais.

Concurso público
A ideia é fazer um concurso amplo, em todas as categorias, inclusive no Saae e Iprev. Mas primeiro estamos adequando muitas coisas internamente. Existe um limite de gasto com a folha de pagamento. Tem que ficar atento com isso.

Aeródromo
Contratamos uma empresa que está fazendo um estudo para a liberação do aeródromo o mais rápido possível. A pista está em boas condições. Precisamos melhorar questões relacionadas à segurança. O aeródromo já está cadastrado junto à Anac e espero que volte a funcionar até o final do ano.

Educação
Não quero adiantar nada, mas estamos com projetos avançados para a instalação de um Instituto Federal e um Campus Avançado na cidade. Mas prefiro dar a notícia no momento certo.

Transporte coletivo
Está havendo muita reclamação por parte dos usuários, notificamos a prestadora do serviço e estamos buscando uma solução. No ano passado, a Câmara aprovou um projeto autorizando o município a repassar uma ajuda financeira para manter o serviço sem onerar o cidadão. Eu prefiro manter a empresa que é de Três Pontas, portanto estamos tentando resolver a questão e contando novamente com a ajuda dos vereadores. Mas temos que fazer tudo dentro da lei, beneficiando somente a população.

Futuro político
Ainda não penso nesta questão. O momento é de continuar trabalhando no Executivo, contando com o apoio dos deputados Diego e Caixa. Isso faz toda a diferença na nossa gestão. Agradeço a presença de todos e tenho intenção de realizar este encontro periodicamente, já que é um canal de diálogo com a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here