- O que é gengivite?
Gengivite é uma inflamação da gengiva, é o estágio inicial da doença periodontal e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana – uma película viscosa e incolor repleta de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diário, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Como sei que tenho gengivite?
A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas.
Como posso prevenir a gengivite?
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:
- Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
- Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
- Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
- Ir ao dentista regularmente.
Ir ao dentista regularmente deve fazer parte da vida de todas as pessoas. Assim, o profissional poderá detectar qualquer problema de saúde bucal e tratá-lo antes que se torne algo mais grave e irreversível. Se você notar qualquer sintoma característico da gengivite, marque uma consulta. Quanto mais cedo você procurar ajudaodontológica, mais rápida será a recuperação
Quem está mais suscetível a ter essa inflamação?
As gestantes têm maior tendência a manifestar o problema por causa das alterações hormonais. Além de pessoas que não têm boa higiene oral.
Qual é o melhor tratamento?
O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave. O tratamento ideal é uma união de forças entre profissionais da saúde e cuidados do paciente, que, juntos, conseguem acabar com os sintomas da gengivite.
No consultório seguimos o seguinte procedimento:
- Avaliação bucal e limpeza para remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e tártaro
- Instruções para escovação correta e uso do fio dental
- Visitas regulares ao dentista para checkups e eventuais limpezas
- Reparo de aparelhos ortodônticos, próteses e restaurações que possam estar dificultando na higiene.
O procedimento de limpeza de dentes é conhecido como profilaxia. Nele, o dentista remove toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente.
Pessoas que usam aparelho ortodôntico tem mais chance de ter gengivite?
Sim, o aparelho ortodôntico por si só já dificulta a escovação dos dentes. E também a preguiça de muitos pacientes, que por ter maior dificuldade para escovar com o aparelho acabam deixando de lado achando que o aparelho ira esconder a sujeira.
Muitos pacientes têm quadros sérios de gengivite após alguns meses de uso do aparelho, justamente por falta de cuidado na escovação e uso do fio dental.
Perguntas podem ser feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda
Whatsapp: (35) 9 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098