Fotos: Mariana Tiso. Texto: Denis Pereira

 

O tempo ajudou e a noite foi perfeita para a comemoração de Natal nesta quinta-feira (05), em Três Pontas. Depois de um dia inteiro chuvoso, onde a equipe de eletricistas trabalhou debaixo de muita água, para deixar tudo para que as luzes foram acesas a noite.

Coral Trenzinho Caipira do Conservatório de Música Gileno Tiso

A Praça Cônego Victor ficou cheia. Famílias inteiras se reuniram para celebrar o Natal da Harmonia, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Região Encantos de Minas e da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAITP).

O palco montado do lado direito da praça, de frente a Herma de Padre Victor, foi rodeados por pais que abriram a noite registrando a apresentação do Coral Trenzinho Caipira. Os músicos do Conservatório Municipal de Música Gileno Tiso, mostraram o resultado do trabalho feito ao longo do ano com cerca de 100 crianças, que mostram o dom de cantar desde cedo. Os pequenos meninos e meninas, com gorros do Papai Noel, entoaram canções natalinas expressando ternura na voz e uma experiência que só nesta idade é capaz de vivenciar.

Apresentação da Banda da APAE no Natal da Harmonia 2024

A Banda da APAE de Três Pontas estava com roupas vermelhas, aquele sorriso no rosto e com instrumentos afinados para a última apresentação do ano. Eles estão ficando acostumados a se apresentar para o grande público e não se acanham de tocar tudo que é ritmo, inclusive canções natalinas, ao estilo de batucadas. O professor Helbert Gama e seus parceiros oferecem todo o carinho para estes alunos e eles devolvem ao povo a arte, descoberta em quem talvez não fosse a instituição nunca subiriam em um palco.

Chegada do Papai Noel mais que esperada por todos

No meio da apresentação deles, um som forte vindo da Praça Prefeito Francisco José de Brito, começou a descer em direção ao público. Nele, as crianças esperavam ansiosos pela chegada da figura mais importante – o Papai Noel. A medida que o som se aproximava, mais gente se aglomerava nas calçadas para ver um belo de um cortejo.

Parada de Natal do Arte Grupo Arte Manha

Com cerca de 60 personagens, alunos da Oficina Glauber Reis, todos caracterizados de personagens natalinos faziam a alegria da criançada. Nesta experiência incrível que eles tiveram, a Parada de Natal do Arte Grupo Arte Manha antecedeu a vinda do Papai Noel.

Ele veio em uma ‘charretona’ de som. Muito bem vestido, com sua roupa guardada desde o ano passado, o Bom Velhinho desperta os sonhos e mostra que através de pequenos gestos é possível fazer não apenas uma criança, mas as pessoas serem felizes.

Papai Noel rodeado pelos personagens que o acompanhava

Papai Noel desceu de frente ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda e foi rodeado pelos personagens que o acompanhava desde a saída de frente à Prefeitura. Alí ele passou pelo corredor onde foram instalados três arcos de luzes com um tapete vermelho. Foi direto para sua casinha, que ficou pequena, mas aconchegante e capaz de receber a quem quiser ir visitá-lo.

Muitos que estavam na Praça já aproveitaram e fizeram o registro fotográfico. Mas não precisa correria, porque até o Natal, Noel estará atendendo e disponível para receber o carinho e o abraço dos pequenos trespontanos e visitantes que passaram pela sua casa.

Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro se apresentando no Natal 2024 de Três Pontas

Enquanto o público curtia a beleza das luzes, a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro fazia a sua última apresentação do ano. Com um repertório preparado cuidadosamente para o Natal, a emoção é sempre diferente ao ver os musicistas tocarem. A versatilidade que transmite emoção, faz a memória recordar as alegrias e momentos bem vividos ao longo de mais um ciclo prestes a ser concluído. Serve também para espantar as tristezas que por ventura as pessoas viveram em 2024, na expectativa de que assim como a centenária Corporação que se renova ano pós ano, 2025 seja a renovação da esperança, do amor e da união. Os enfeites foram instalados na Praça da Matriz e do Centenário.

O secretário de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, diz estar feliz com o resultado de mais um Natal feito com parcerias, sobre tudo com a Associação Comercial. Os agradecimentos vieram ao prefeito Marcelo Chaves, ao vice prefeito e prefeito eleito Luisinho, ao vice prefeito eleito Maycon Machado, a Câmara Municipal, Grupo Teatral Arte e Manha, Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro, Trenzinho Caipira, APAE, Associação Padre Victor, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SAAE, todas as secretarias envolvidas, entre elas a de Administração responsável pelos enfeites que disponibilizou uma equipe de apoio e de eletricistas que se desdobraram para dar conta de deixar a praça bonita. O reconhecimento especial veio à sua equipe que sempre não mediu esforços para batalhar o que fosse preciso para que tudo ocorresse com a maior qualidade possível.

“Pudemos fazer mais um evento de qualidade para a população trespontana, ressaltando a importância de valorizar a qualidade dos artistas de Três Pontas, com talentos apenas da nossa cidade. Nestes seis anos a frente da Cultura, agradeço a Deus”, destacou Alex Tiso, que realizou o último evento da atual Administração.

Natal não acabou 

A programação de Natal ainda terá duas atrações nos próximos dias. Na próxima terça-feira, dia 10, a Orquestra Municipal Oswaldo Tiso fará uma bela apresentação natalina. O local foi alterado e será em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santa Edwirges, a partir das 19 horas, logo após a missa.

Dia 15 de dezembro, a peça teatral “O Natal dos Saltimbancos”, será apresentada no Centro Cultural Milton Nascimento, pelo Grupo Arte e Manha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here