Para os dentes “funcionarem” bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários, superior e inferior, pois são sempre submetidos a um sistema de forças oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.
Quanto tempo dura uma coroa?
A durabilidade dependerá, por parte do profissional, da acertada indicação, execução e escolha do material e, principalmente, por parte do paciente, através dos cuidados com a higienização e a utilização dessa prótese. Não existem prazos definidos de longevidade, por esta depender de inúmeros fatores.
Sinto um odor desagradável ao passar o fio dental na região onde tenho uma coroa. O que poderia ser?
Problemas periodontais (de gengiva) podem provocar este desconforto, falta de escovação e carência do uso do fio dental; acúmulo de alimentos; trauma durante a higienização com o fio ou com a escova dental; anatomia incorreta do dente ou a coroa pode estar desadaptada. Sempre é necessário fazer uma avaliação com seu dentista.
Como deve ser a higiene de uma prótese em casa? Que cuidados devo ter?
As próteses removíveis devem ser removidas após as refeições para a higienização delas e dos dentes remanescentes. Já as próteses fixas e coroas devem ser higienizadas como o dente natural. O seu dentista é a melhor pessoa para instruí-lo sobre escovação, uso de fio dental e enxaguatório bucal, se preciso.
Quanto tempo é necessário para se acostumar à dentadura?
A prótese inferior leva 4 vezes mais tempo que a superior. Quanto mais tempo você empregar na mastigação, melhor será a adaptação. Não coma porções grandes de alimentos no princípio. Divida os alimentos em pequenas porções. No inicio poderá ocorrer um desconforto com pontos dolorosos ou “calos”, onde seu dentista fará o alívio necessário, nas consultas de controle após instalação da prótese.
Por que a prótese total (dentadura) machuca?
Quase sempre elas irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não machucam. Quase sempre é necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc. Lembre-se que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.
Perguntas podem ser feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda
Whatsapp: (35) 9 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098