A menos de 10 dias para o Natal, é notório o aumento de pessoas nas ruas, indo às compras, movimentando o comércio, gastando o 13º salário e gratificações. Isto é sinal de alerta para a Polícia Militar de Três Pontas, que já está intensificando a Operação Natalina, realizada todos os anos para prevenir e coibir os crimes que são registrados nesta época do ano, como furtos e roubos. Para os consumidores, é hora de redobrar atenção ao fazer as compras, já que a criminalidade percebe esta mudança, tradição de todo dezembro ao longo dos anos.
Dentro das estatísticas da Corporação, houve uma mudança na questão da reincidência criminal neste período. Se comparado com janeiro, setembro e novembro, o mês de dezembro, não está entre os de maior incidência, se compararmos a quantidade de dinheiro que circula.
As pessoas talvez já devem ter percebido que desde o dia 28 de novembro, aumentou o número de viaturas e policiais militares nas ruas, garantindo uma presença mais ostensiva. A tranquilidade maior está atribuída entre outras, a antecipação, prevenção e a grande quantidade de abordagens que são feitas pelos PM’s que fazem de maneira eficiente a prevenção. É constatado que o mês com o maior número de abordagens é talvez o de menor incidência criminal. Quem explica é o comandante da 151ª Companhia da Polícia Militar de Três Pontas Tenente Bruno Neves Tavares.(foto)
O planejamento foi feito através da Seção de Planejamento e Emprego Operacional, que identifica o que é conhecido nestes delitos, satura locais e possíveis autores, utilizando ferramentas do próprio registro de ocorrência, o chamado REDS, com perfil, alvos e horários incidência criminal, para que o policiamento seja lançado de forma científica. Outro setor bastante demandado no fim de ano, é o Serviço de Inteligência através de um trabalho bastante planejado.
O policiamento a pé está sendo utilizado, principalmente nos dias que antecedem o Natal, mas a modalidade mais utilizada é o policiamento em motocicletas, com o Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápido, chamado pelas iniciais (GEPMOR), que tem uma abrangência maior e uma mobilidade mais rápida no trânsito do centro. Já nos bairros, é muito utilizada a Patrulha de Operações, uma viatura de grande porte, que é a Blazer, com três policiais altamente treinados.
Durante este período, os próprios policiais militares estão distribuindo panfletos com dicas de segurança, já que a participação de consumidores, comerciantes e a comunidade em geral é fundamental para que se evite os delitos. “Quando chegar em um estabelecimento, ou alguém ver um indivíduo em atitudes suspeitas, a gente sempre orienta a ligarem no 190, passar as características e o maior número de informações possíveis para que possamos efetuar a abordagem. Muitas vezes tem surtido efeito, em várias situações são pessoas com faca, armas de fogo, que estão sendo procurados pela Justiça ou que planejam cometer algum tipo de crime”, alertou Tenente Bruno. Hoje, é notório que a população está bem mais instruída tanto que vários autores foram presos através destas iniciativas e, os comerciantes estão mais atentos evitando deixar produtos, ou dinheiro expostos.
A Operação Natalina termina no dia 29, quando começa a Operação Fim de Ano e na sequência a Férias Seguras. Neste período, as pessoas aproveitam as férias escolares para pegar estrada, muitas casas ficam vazias e o policiamento tem outro foco que não é voltado para o comércio e sim para as residências nos bairros. Neste caso, um grande parceiro é o projeto Rede de Vizinhos Protegidos.
Dicas de segurança Natal Seguro
Pague as compras com cheque ou carão
Não ande com muito dinheiro
Fique atendo com sua carteira
Evite as aglomerações de pessoas
Antecipe suas compras em dias e horários de menor movimento
Fique atento aos esbarrões
Não perca as crianças de vistas
Ao sair de casa identifique as crianças (nome, endereço e telefone)
Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção
Tenha dinheiro separado para pequenas despesas
Evitar ficar com as duas mãos ocupadas
PARA O COMÉRCIO
AJUDE A PM A TE AJUDAR
A Policia Militar está presente para garantir a sua segurança, de seus funcionário e também de seus clientes. O agir preventivamente, dificulta ao máximo a ação de cidadãos infratores. Observe os itens abaixo e adote as medidas necessárias:
O estabelecimento comercial não possui fechaduras e travas de qualidade
A abertura da loja é feitas penas por um funcionário e sempre pelo mesmo
As mercadorias expostas na entrada da loja estão mal acondicionas, o que atrapalha a visão externa
As vitrines não permitem a visualização das imediações do comércio
A entrada do estabelecimento está mal iluminada
O local onde está instalado o caixa é inadequado e facilita a ação de cidadãos infratores
No caixa fica todo o dinheiro da loja, inclusive as cédulas de maior valor
Os clientes nunca são orientação sobre ações preventivas para segurança de sacolas, bolsas, celulares e outros objetos de valor
Qualquer pessoa tem acesso facilitado às dependências internas do comércio
No corredor principal, não há nenhuma atenção especial em relação a segurança
Os funcionários nunca foram treinados, visando a própria segurança, do local de trabalho e de todos os clientes
O proprietário já elaborou juntamente com os seus vizinhos comerciantes algum projeto para que possam fazer vigilância mútua?
O proprietário e seus funcionários já participam de alguma reunião do CONSEP?
O proprietário e seus funcionários sabem onde está localizada a unidade da PMMG?
Para sua segurança, tente solucionar o problema detectado ou entre em contato com a Polícia Militar