Os trespontanos podem ficar atentos porque neste sábado (30), a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o Dia D de Vacinação, contra a Gripe, o Sarampo e a Covid-19 em Três Pontas.
A imunização será de 8:00 às 17:00 horas nas salas de vacinas dos Centro de Saúde dos bairros Santa Edwiges, Catumbi, Vila Marilena (Morada Nova), Policlínica e nos PSF’s Dr. Oscar de Oliveira Brito, no Philadélfia e Dr. Odilon Teodoro Leite, no Ginásio Delvo Corrêa, no bairro Padre Vitor. Para a Influenza, a gripe, serão vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde. Contra o Sarampo crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde. Já contra a Covid-19, podem procurar as unidades quem precisa vacinar 1ª e 2ª doses: crianças e adolescentes, 3ª dose ou reforço: pessoas acima de 18 anos e 4ª dose: pessoas acima de 70 anos. Todos precisam apresentar documento com o cartão da vacina. A Secretaria de Saúde aproveita do Dia D, para colocar o cartão em dia, caso a pessoa esteja com alguma vacina em atraso.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde Lara Miranda Silva, explica que a vacina da gripe está disponível nos postos desde o dia 04 de abril. A procura, revela Lara Miranda que está pequena, muito aquém do esperado. Em relação aos idosos, não atingiu nem 60% do público alvo. Ela acredita que as pessoas estejam pensando que não pode fazer gripe junto com Covid-19, mas pode. Os profissionais de saúde também não estão procurando o imunizante. Nem 50% deles estão imunes até agora e é estão expostos em um período de inverno que está chegando. “A gripe aumenta bastante nesta época, e há uma preocupação com relação a este público”, orienta a coordenadora.
É importante as pessoas se vacinarem e no tempo certo. Ano passado houve um surto de gripe porque a cobertura vacinal ficou bem abaixo do necessário. Os pais não devem esperar as crianças terem pneumonia, é possível prevenir isso com vacina que é de graça.
Ainda de acordo com Lara Silva, este ano já está sendo registrado aumento no atendimento de crianças no Pronto Atendimento Municipal e postos de saúde e nem mesmo no setor privado, tem se encontrado pediatra para atendimento imediato. A intenção da vacina é não deixar a doença complicar com sintomas graves.