A Prefeitura de Três Pontas deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Política de Igualdade Racial de Três Pontas, o COMPIR. Colocar o conselho formado por representantes do poder público e da sociedade civil foi um grande desafio – encontrar voluntários dispostos a se engajar na promoção da igualdade racial, construindo um futuro onde cada um seja valorizado e respeitado, independentemente de sua cor de pele ou origem étnica.

A posse foi realizada durante a tarde desta terça-feira (19), no gabinete do prefeito Marcelo Chaves Garcia, um dia antes da Consciência Negra e véspera das comemorações da Semana da Consciência Negra e Afromineiridade, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo.

A primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Aparecida Chaves Garcia, deu as boas vindas aos conselheiros e diz estar muito feliz, nesta reta final de governo ativar o conselho. Ela agradeceu aos colegas secretários que indicaram os servidores e principalmente os membros da sociedade civil. Dona Cida, espera que o COMPIR faça bastante movimento e seja um amparo e parceiro do Município. A secretária por várias se dirigiu a futura primeira dama Marina Silva, esposa de Luisinho, prefeito eleito, como sua sucessora na pasta, explicando inclusive que dois servidores, John Maikon e Tatiana, como pilares fundamentais no trabalho dos conselhos na secretaria.

Já o prefeito Marcelo Chaves Garcia como sempre ressalta, focou nas parcerias e que aquele era um dia feliz por poder oferecer a seu sucessor na Prefeitura, o vice prefeito Luisinho, mais um conselho sendo reativado. Ele reconhece as dificuldades de ser conselheiro, de abrir mão de questões particulares para se dar ao município, se envolvendo na gestão pública. “Para podermos avançar precisamos deste apoio. Tenho plena convicção de que fizemos muito mais do que se tivéssemos sozinho. Onde a população participa, se envolve com sugestões, opiniões e na partilha de decisões as coisa acontecem e a cidade avança”, afirmou o prefeito.

O vice prefeito e prefeito eleito Luisinho, lembrou que a lei que criou o COMPIR (Lei Municipal nº 4.073, de 17 de janeiro de 2017), é de autoria do vereador e vice prefeito eleito Maycon Machado. Ele também parabenizou a cada um que aceitou o convite de ser conselheiro e opinou que as secretarias que mais tem se destacado, são onde existem os conselhos. Um dos exemplos citados por Luisinho é o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o CONDES.

O vereador Maycon Machado diz que o Conselho de Política de Igualdade Racial, não promove apenas a igualdade racial, mas vários outros tipos de políticas. Porém, a palavra mais oportuna na visão dele, seria política de igualdade e oportunidade. “Quantas pessoas de cor preta, sofrem preconceito e esperam apenas por uma oportunidade. Que o Conselho possa de fato ser bem administrado, que eles dêem opiniões e sugiram políticas capazes de fazer a diferença”, afirmou Maycon citando que questões que travam Executivo e Legislativo podem ter no COMPIR o apoio.

O secretário de Cultura Alex Tiso Chaves, acrescentou que o Conselho é consultivo e deliberativo e tem o poder de tomar decisões. Ele atesta isso, porque na pasta que ele está a frente, existem três conselhos, que dividem com ele a responsabilidade de dividir o fardo e o peso das decisões. Obviamente, que quem toma toda decisão é o Poder Executivo, mas as definições com os conselhos são tomadas com mais clareza.

Os membros do COMPIR assinaram a ata de posse e depois tomaram um café servido no próprio gabinete do prefeito. As reuniões acontecem mensalmente.

Veja abaixo como ficou formado o COMPIR

Representantes do Poder Público
1) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação
a) Titular: Silvestre Rodrigues da Silva
b) Suplente: Alcemir Anacleto da Silva

2) Secretaria Municipal de Fazenda
a) Titular: Bruno Pieve Rosa
b) Suplente: Leandro Vilela da Silva
3) Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo
a) Titular: Ederson Gustavo Cesário Malaquias
b) Suplente: Jaqueline de Paula Sousa

4) Secretaria Municipal de Educação
a) Titular: Damiana Maria Ramos
b) Suplente: Ana Carolina Lopes

5) Secretaria Municipal de Saúde
a) Titular: Gilberto Marcos Ribeiro
b) Suplente: João Luiz Franco

Representantes das Organizações da Sociedade Civil
1) Grupo Pastoral Afro Trespontana (Grupo de cultura afro-brasileira – alínea ‘a’ da Lei nº 4.073, de 17/01/2017)
a) Titular: Eduardo Luis da Silva
b) Suplente: Hosana Valdomiro

2) Associação Ubuntu Três Pontas/MG (Entidade de Defesa dos Direitos das Minorias – alínea ‘b’ da Lei nº 4.073, de 17/01/2017)
a) Titular: Fabiana de Paula Oliveira
b) Suplente: Meire Rose Rocha Souza

3) Trespontano Atlético Clube – TAC (… Associações Esportivas – alínea ‘c’ da Lei nº 4.073, de 17/01/2017)
a) Titular: Luis Felipe Cesário de Oliveira
b) Suplente: Guilherme Ribeiro de Oliveira

4) Escola de Capoeira Molejo (Grupos de capoeiras… alínea ‘d’ da Lei nº 4.073, de 17/01/2017)
a) Titular: Valdir Silva Sabino
b) Suplente: Sidnei Gino de Oliveira

5) Ordem dos Advogados do Brasil – 55ª Subseção de Três Pontas (alínea ‘e’ da Lei nº 4.073, de 17/01/2017)
a) Titular: Sérgio Vitor Nogueira
b) Suplente: Tainara de Paula Mazoti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here