A equipe de trabalho da Justiça Eleitoral acelera os preparativos para as Eleições 2024, marcadas para o dia 06 de outubro. Nesta data, os brasileiros irão às urnas escolher prefeito, vice e vereadores para os próximos quatro anos, no mandato 2025/2028.

Servidores da 273ª Zona Eleitoral de Três Pontas e Santana da Vargem realizaram nos últimos dias a carga nas urnas eletrônicas. Os equipamentos de votação chegaram na sede da Comarca no dia 07 de agosto e o processo de inserção dos dados dos candidatos nas urnas que serão utilizadas foi concluído na quarta-feira (25).

Durante a preparação, são testados itens dessas urnas, como o teclado, para que tudo ocorra bem no dia das eleições. “O procedimento acontece logo após a geração de mídias e consiste na transferência dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, para as urnas eletrônicas, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida, os compartimentos das máquinas são lacrados e devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo”, afirmou a chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa Guimarães Miari. Ao todo são 181 urnas, sendo 171 equipamentos usados nos dois municípios da 273ª Zona Eleitoral, Três Pontas e Santana da Vargem e 10 delas são para contingência (reserva).

O que é a carga de urnas

Consiste na inserção de dados e aplicativos necessários ao funcionamento das urnas no dia da votação e em posterior auditoria. Os dados referem-se a seções, eleitores e candidatos. Na oportunidade, todos os componentes da urna são testados. Ao final, os aparelhos recebem lacres físicos para que qualquer tentativa de violação dos equipamentos possa ser evidenciada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here