

A Polícia Militar, através do policiamento especializado de Meio Ambiente do 2º Pelotão de Varginha, realizou na manhã desta segunda-feira (25), uma visita técnica do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), para os alunos da Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis, em Três Pontas.
O PROGEA é um programa cooperativa, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com os municípios e as escolas, para tornar os alunos mais reflexivos quanto as questões ambientais. A visita técnica visa contribuir para a construção de conhecimento e estimular as crianças a buscar soluções para enfrentar os problemas ambientais. A visita desta vez, tinha como objetivo principal mostrar o caminho do lixo no município.

Os alunos do Caic começaram o dia com uma visita na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), onde acontece a separação dos materiais recicláveis do lixo domésticos que são reaproveitados e se tornam renda aos catadores. Os estudantes foram recebidos pela presidente da Associação, Marilei de Fátima Miranda e também por Evelini Castro Rocha e Taís Aparecida de Oliveira. Elas fizeram palestra e apresentaram a Atremar, conhecendo todo o processo de reciclagem e separação do lixo.
As crianças foram recepcionadas pelo prefeito Marcelo Chaves, o vice Luis Carlos da Silva, o secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes. Eles foram até o Ecoponto, local onde faz a coleta e a destinação correta dos pneus velhos e inservíveis. A próxima parada foi no Aterro Especial, que recebe os resíduos da construção civil. Lá é feita a reutilização de resíduos para a manutenção das estradas rurais e eles receberam as explicações do secretário de Meio Ambiente Marcelo Figueiredo.
Na área de transbordo, os meninos e meninas do Caic, tiraram suas dúvidas sobre o que é feito com o restante do lixo. Ele é coletado em contaneirs e transportado até a Central de Tratamento de Resíduos que fica em Nepomuceno.
De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, o evento foi importante demais, para as crianças observarem a complexidade do lixo, trocar experiências e soluções e observarem a complexidade que é o problema chamado lixo. Fico bem claro que soluções básicas como a reciclagem podem ajudar a minimizar este problema.
A visita técnica contou com a presença do comandante o 2º Pelotão de Policiamento de Meio Ambiente de Varginha Tenente Túlio Ferreira da Cunha, os mediadores do PROGEA Sargento Fabiano da Ressurreição e o Soldado Jean Paulo Vitor de Oliveira.
Acompanharam a visita, o prefeito Marcelo Chaves, o vice Luis Carlos, o secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes, a secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila, o diretor geral do Caic Celso Vitor Fernandes, a supervisora da Ambiental da CTR Ana Claúdia Tempesta Barati, o secretário de Transportes e Obras Maquil dos Santos Silva e o encarregado de manutenção de veículos Alberto Henrique Pereira.


















