

As comemorações do aniversário de Três Pontas seguiram a tarde toda desta segunda-feira, dia 03 de julho, com inaugurações. O deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, prestigiou a Administração com sua presença em todas elas. Já o deputado federal Diego Andrade iria cumprir agenda o dia todo na cidade, porém, precisou retornar para Brasília para participar de votação relacionada a Reforma Tributária.
Debaixo de um sol forte, no Centro da enorme Praça do bairro Vale do Sol, as autoridades se reuniram para oficialmente fazer a entrega da Praça Maria de Lourdes Carvalho Mendonça, a Dona Bia. Empreendedora e mulher visionária, deixou seu legado na história de Três Pontas. Na cerimônia de inauguração, a sua filha Maria de Fátima Mendonça Rabello, ex primeira dama representou a família da homenageada.


Bastante emocionada, Dona Fátima lembrou da mãe, da sua simplicidade e preocupação com o próximo. Agradeceu a homenagem feita à sua mãe e citou a amizade que tem com a atual primeira dama Aparecida Maria Chaves Garcia.
O presidente da Câmara Municipal vereador Antônio Carlos de Lima, ressaltou a importância desta obra para os moradores da região. Já o vice prefeito Luis Carlos da Silva lembrou que a lei que deu o nome a Praça é da ex vereadora Valéria Evangelista, que na época era do mesmo partido de Luisinho e eles foram vereadores juntos.
O prefeito Marcelo Chaves citou o esforço e intervenção do deputado Mário Caixa, junto a Cemig que ficou de fazer a troca de 600 pontos de luz na cidade por led, nas avenidas onde as lâmpadas são de 250 watts, que consomem e são mais caras. Ele não quer abrir mão de um apoio que vai gerar uma economia grande. Apesar de que ainda assim, são mais 6,5 mil pontos que serão trocados nos recursos.
Praça Dona Bia

Em 1973, ao completar 50 anos, Maria de Lourdes Carvalho Mendonça, Dona Bia, ficou viúva e precisou superar a ausência do seu grande amor e com isso, assumir a educação dos filhos, a administração da fazenda e todas as outras obrigações que o destino lhe impôs. Ela foi exímia em todas as suas funções e jamais demonstrou fraqueza diante de nada. Era uma patroa exigente, porém, extremamente generosa. É lembrada até hoje por sua caridade, quando não media esforços para ajudar os que tinham fome. Não tinha apego a bens materiais, sendo sempre preocupada com os menos favorecidos. Foi excelente esposa, grande mãe, avó maravilhosa e para seus genros e nora, era como uma mãe. Com característica peculiar de excelente anfitriã, sua casa era lugar de reunião de finais de semana de toda a família e amigos. Foi grande administradora e com seu olhar empreendedor, foi a primeira mulher a criar um loteamento na cidade de Três Pontas e assim se tornou grande contribuinte ao progresso da cidade. As primeiras casas próprias construídas em Três Pontas foram feitas em sua propriedade, hoje conhecidas como Cohab Ouro Verde. Onde hoje é o Parque Municipal Vale do Sol, também foi de sua propriedade e ali também fez o loteamento, abrindo várias ruas.
Dona Bia, faleceu em 11 de janeiro de 2000, devido a complicações cardíacas seguidas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje é parte essencial da história de Três Pontas. Dona Fátima recebeu flores de Dona Cida e elas se abraçaram.
Revitalização da Praça Vereador Expedito Reis
Em seguida, a comitiva da Administração foi para o bairro Vila Marilena. Lá, a inauguração foi da revitalização da Praça Vereador Expedito Reis. Rodeados por familiares que vivem há muitos em torno daquela praça, a equipe da Prefeitura entregou oficialmente as melhorias como nova pintura e meios fios e a tão esperada placa fazendo jus e eternizando de Expedito Reis, na Praça que anteriormente tinha o nome de Praça da Bandeira.
O deputado Caixa lembrou que o pontapé inicial na sua campanha na sua terra natal, foi dada nesta Praça. Uma caminhada em direção ao Centro, foi iniciada com sua equipe de apoiadores. A união de esforços, não apenas para ganhar as Eleições mas para contribuir com a gestão do prefeito Marcelo Chaves, tem sido fundamental para tantas obras que estão sendo feitas no Município.
Luisinho falou que a família é tão tradicional que até o genro do homenageado, Chiquinho, carrega a fama de Expedito Reis em seu apelido. Segundo o vice prefeito, as melhorias no espaço foram feitas com recursos de emenda impositiva do vereador Sérgio Eugênio Silva. Luiz Carlos Ferreira Frankilin falou do seu pai e também da sua falecida mãe, que foram exemplo na vida deles, que buscam seguir o legado do pai, com netos e bisnetos. O prefeito Marcelo enalteceu as melhorias que a sua gestão está fazendo em toda cidade. Seja pequenas coisas ou grandes obras que tem a atenção de sua gestão.


Expedito Reis
Expedito Reis Frankilin é filho de Miguel Frankilin Pinto e Maria Gabriel Reis Frankilin. Nascido em 28 de novembro de 1923, na cidade de Alpinópolis. Passou parte de sua infância na cidade de Passos, Carmo da Cachoeira e Fazenda Potreiro e se mudou para a cidade de Três Pontas, onde começou sua carreira como comerciante. Foi casado com Maria das Graças Ferreira Frankilin e teve 7 filhos. Com o passar do tempo, veio se ingressar na carreira política, onde foi vereador por três mandatos, iniciando em 1973 no exercício do mandato do prefeito Dr. César Alvarenga Gouveia, depois com a gestão do prefeito Varlei Prosperi e Prefeito João Vicente Diniz. Expedito Reis foi um homem com ombridade, lutou pelo o bem estar do povo de Três Pontas e terminou sua missão terrena nesta vida em 13 de abril de 1998.



















