Lar atende agora exigências do Corpo de Bombeiros e as normas da Visa

A Vila Vicentina convidou políticos, empresários, comerciantes e apoiadores para um café na Vila São Vicente de Paulo, em Três Pontas. O objetivo foi reinaugurar as dependências do lar que passaram por reformas e adequações. O trabalho começou a ser feito em 2020 e com muito sacrífico, a instituição adequou sua estrutura as exigências do Corpo de Bombeiros e as normas da Vigilância Sanitária.

As mudanças foram além de estruturais, mas garantiram também mais conforto, acessibilidade e uma moradia mais agradável. Com 56 idosos residentes, sendo 32 mulheres e 24 homens, a Vila conta sempre com a generosidade da população trespontana e o apoio do poder público.

Durante a tarde desta quarta-feira (28), foi feita a reinauguração da Vila Vicentina. A enfermeira que é gestora da entidade, Ana Paula Silva Gouvêa, explicou que a Vila foi beneficiada com recursos em torno de R$73 mil, de um projeto do Banco Itaú chamado, Moradia Melhor.

A enfermeira gestora da entidade, Ana Paula Silva Gouvêa, o assistente social John Maikon e o vice prefeito Luis Carlos

Com o montante, foi possível fazer a reforma de dois dormitórios, adequando a sua estrutura dando mais individualidade aos idosos. As janelas de vitro bastante antigas foram substituídas por blindex com a colaboração da Vidraçaria Brito e cada uma ganhou nova cortina. Ao todo 22 novos ventiladores estão para serem instalados nas áreas comuns e nos quartos maiores que precisam de ventilação para tornar a moradia deles mais agradável. Todos os colchões foram trocados por novo e cada um dos residentes ganharam um travesseiro novinho. Foram adquiridos 33 novos armários multiuso para guardar os seus pertences pessoais.

Na área médica, houve a aquisição de uma nova autoclave para fazer a esterilização de materiais curativos dos idosos, comprados oxímetros de pulso, aparelhos de medição da pressão arterial e glicosímetro. A horta está completa com vários legumes e verduras que são utilizados na alimentação deles. Inclusive um poço artesiano foi criado para atender a demanda.

O prédio ganhou nova pintura com cores mais vivas, deixando o ambiente mais alegre. Como a instituição tem cunho filantrópico e não tem fins lucrativos, de acordo com o assistente social da Vila John Maikon dos Reis, nunca houveram recursos capazes para terminar tudo de uma vez. “O projeto Moradia Melhor veio para complementar as ações que já haviam sendo feitas de adequação deste espaço, melhorando a qualidade de vida dos idosos para que eles tenham um lar com mais segurança”.

Há novos projetos a serem desenvolvidos. Um deles é a criação de uma praça toda arborizada, com árvores, fontes de água, bancos para que fiquem com espaço gosto e mais próximo da natureza.

O vice prefeito Luis Carlos da Silva participou desta reinauguração e ficou feliz com a mobilização que a comunidade sempre faz para ajudar a instituição. Luisinho fez estágio na Vila e sabe da importância que ela tem e dos cuidados especiais que os idosos residentes recebem.

Participaram também a secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa e o vereador Roberto Donizetti Cardoso. Os vereadores tem destinado emendas para a Vila Vicentina todos os anos e também tem contribuído para transformar o lar em um lugar mais feliz para aqueles que dedicaram longos anos de suas vidas às famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here