A Câmara Municipal bateu recorde de votação na sessão desta segunda-feira (19), com a aprovação de 30 projetos, incluindo o Orçamento do próximo ano, com as emendas impositivas dos vereadores e ainda homenagens a três atletas trespontanos que não saíram do pódio em 2022.
A reunião começou com o Plenário Presidente Tancredo Neves com todas as cadeiras ocupadas, por familiares, amigos e convidados dos homenageados. Seguindo o mesmo rito de toda semana, o Pequeno Expediente foi o único espaço que os vereadores aproveitaram para se despedirem dos colegas, fazerem um balanço do trabalho realizado no Legislativo e demonstrar expectativas para o novo ano que está prestes a começar, mas nem todos com esperança que seja bom.
O primeiro a falar, o vereador Luciano Reis Diniz (PV), iniciou seu último discurso na Tribuna, relatando que cobrou muito este ano, a realização do concurso público pela Prefeitura. Ele afirma que em 2023 vai cobrar muito mais e caso seja necessário vai oficiar o Ministério Público, pois as pessoas cobram e ele acredita ser o meio mais justo de ingressar no setor público. Luciano avalia que teve uma boa convivência com os colegas, aprendeu muito e espera que estejam unidos no ano que vem a favor da população e por uma cidade melhor.
Paulo Vitor da Silva (PP) avalia que nestes últimos dois anos que assumiu o mandato na Câmara, várias coisas foram feitas, mas há muitas coisas para avançar. Houve o que ele chama de privilégio de aumentar os recursos que chegaramm nos municípios do Brasil, sendo somente em Três Pontas, um superávit de R$54 milhões. A cobrança dele é para aumentar a prestação de serviços públicos, pois se em determinadas áreas avançou, outras poderiam ter sido mais, pois coisas pequenas ficaram por fazer.
Já o vereador Geraldo José Prado (Coelho – PSD), avaliou que cobrou o Poder Executivo o ano inteiro e andando pela cidade no fim de semana, viu que bairros afastados estão abandonados. Na opinião dele, todo fim de ano, é a cidade cheia de buracos e com muita sujeira. Falando em 2023, Coelho espera que a Prefeitura entregue as creches que estão prontas e reabra o Posto de Saúde da Vila Marilena, que foi promessa de campanha do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD). Ele terminou parabenizando o presidente Maycon Machado pela gestão na Câmara nos últimos quatro anos e desejou boa sorte ao presidente eleito Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro – PSD).
Roberto Donizetti Cardoso (DEM) cobrou informações sobre obras que começaram e não foram concluídas e outras que nem iniciaram, apesar de projetos já terem sido aprovados há bastante tempo pelo Poder Legislativo. Ele citou a falta da conclusão da obra de asfaltamento, infraestrutura e iluminação da “Avenida do Foguetinho”, asfaltamento da estrada do Quilombo e da Avenida Oswaldo Cruz e a construção da adutora de Sete Cachoeiras.
Já Sérgio Eugênio Silva (Cidadania) apenas agradeceu. Começou por Maycon Machado pela sua atuação na presidência e depois desejou sorte ao presidente eleito Antônio do Lázaro. Ele acrescentou que houveram dois anos atípicos, com muitos recursos, apesar da pandemia e espera e torce que eles continuem chegando.
O vereador Antônio do Lázaro, comentou sobre a ida dos vereadores ao Hospital São Francisco de Assis, onde acompanharam uma prestação de contas da entidade. O legislador disse que o provedor Michel Renan Simão Castro, deixou de dizer que o Estado deve R$7,5 milhões à Santa Casa que ao ser pago, vai praticamente liquidar a dívida que ainda existe.
Depois alfinetou o Poder Executivo, quanto a situação da cidade. Que gastou com enfeites natalinos mas deixou a praça em situação de abandono. Ele reiterou que é parceiro, quer ver as coisas acontecerem e o Município melhor. Ele agradeceu Maycon Machado, enaltecendo a paciência, tranquilidade e simplicidade que ele trata a todos. Comunicou aos demais que está com o coração sossegado, que está cheio de boas ideias e quer estar junto trabalhando para a população.
Professor Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó – PP), seguiu a mesma linha desejando sorte a Antônio e agradecendo Maycon.
O vereador Luis Flávio Floriano (Flavão – PDT), desejou condolências aos familiares do ex-vereador José Darcy Pereira que faleceu no fim de semana. Comentou sobre o trabalho da operação tapa buracos que já passou pelos bairros Aristides Vieira, Vivendas do Bosque, Village das Palmeiras, fez faixa elevada na Rua Nossa Senhora d’Ajuda. E cobrou que o bairro Eucalipto está precisando de atenção.
O presidente da Câmara Maycon Machado se solidarizou também com a família de José Darcy pelo seu falecimento. Parabenizou os alunos da Apae pela formatura na última semana que ele não pode comparecer. Agradeceu o provedor Michel Renan pelo convite para acompanhar a prestação de contas e mencionou o trabalho realizado com monitores de esporte, que é uma semente sendo plantada com jovens que dará frutos.
Terminou em tom emocionado, se despedindo da cadeira de Chefe do Legislativo. Justificou que a vontade dele sempre foi acertar e quando errou não foi sua vontade. Ele agradeceu a cada um dos vereadores e ressaltou que ele buscou sempre ser justo, cauteloso e paciente. Depois aos servidores, que foram sua base de sustentação e que sem eles não conseguiria chegar até o fim. Desejou ao seu sucessor, que ela tenha sabedoria, tranquilidade e tenha sempre cautela ao tomar decisões. Maycon sabe do coração bondoso que Antônio tem e somado a um pouco de empatia, ele vai conduzir bem a Câmara, tarefa que não é fácil, revelou o presidente, que atuou quatro anos na Chefia do Legislativo.
A sessão foi suspensa para as 19:15 para a entrega de Moções de Aplausos aos atletas trespontanos. A cerimônia contou com a presença do chefe de gabinete do prefeito Marcelo Chaves, Felipe Pereira e do secretário de Esportes João Batista Rabelo, que representou o chefe do Executivo. Ambos ocuparam as bancadas junto ao Plenário.
Moções de Aplausos a esportistas destaques de 2022
A Câmara Municipal realizou durante a sessão ordinária, a entrega de três Moções de Congratulações e Aplausos que foram aprovadas durante o ano, a três esportistas da cidade. Eles se destacaram muito ao longo de 2022 em áreas diferentes, sendo o atleta de jet ski Gustavo Vilela Reis, a nadadora Áddilla Caroline Laurindo e no hipismo Luiz Otávio Bressani Correia. Os projetos foram assinados pelo vereador Maycon Machado e teve o apoio de todos os demais da Casa que aprovaram por unanimidade.
Os três foram chamados a ocupar uma cadeira no centro do Plenário, de frente a Mesa Diretora, de onde ouviram o resumo de suas trajetórias contadas pela cerimonialista Rosa Maria Reis Chagas.
Começou pelo engenheiro agrônomo Gustavo Vilela que carrega o título de Campeão Brasileiro de Jet Ski do Campeonato Brasileiro de Jet Ski (Brazil Cup), o maior evento e campeonato náutico do Brasil, realizado na cidade de Boa Esperança, em junho de 2022, ocasião em que ocupou o destacado primeiro lugar no podium da competição. E a temporada de 2023 já começou e ele já se sagrou campeão de novo da primeira etapa.
Já na natação Áddilla Caroline Laurindo recebeu a honraria pelo seu desempenho e históricas vitórias em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, sagrando-se Campeã Mineira, Brasileira, Sul-americana e Panamericana. Ela se tornou um modelo e exemplo para as futuras gerações de atletas, mostrando que os desafios podem ser superados e que todos podem alcançar seus objetivos através dos esforços e dos próprios méritos conquistados ao longo do caminho.
Por último o mais jovem de todos, entre os três – Luiz Otávio Bressani Correia, carinhosamente chamado por Tatá. O menino de Três Pontas conquistou vitórias em disputas nacionais e internacionais no hipismo brasileiro que, aos poucos, vem ganhando notoriedade em todo o país e que hoje ocupa o ranking dos 10 melhores cavaleiros do Brasil e que com apenas 13 anos de idade, cursando o 8º ano do ensino fundamental, coleciona inúmeros títulos, como Paulista, Brasileiro (adestramento), Troféu Eficiência, Campeão Desafio Brasil, Campeão Ranking da Confederação Brasileira de Hipismo, entre outros.
Cada um deles recebeu uma placa materializando o reconhecimento público da população trespontana, representada pelos vereadores e Addilla também ganhou um boque de rosas. Eles destacaram em seus rápidos discursos, agradecimentos, a Deus, a família e a todos que torcem por eles.
O vereador Paulinho falou em nome dos demais. Destacou a importância do esporte na vida das pessoas e o quanto estes atletas de Três Pontas, tem levado o nome do Município para o mundo. Explanou que conciliar trabalho, com estudos e treinos não é fácil. Vê-los na Câmara é prazeroso e quem deve agradecer são os vereadores, por eles simbolizarem tanto o esporte trespontano.
O secretário de esportes João Batista Rabelo, representando o prefeito Marcelo Chaves, afirmou que o Gustavo, Áddilla e Tatá, simbolizam bem o esporte trespontano, que foi uma escolha perfeita, pois eles representam o Município no mundo inteiro e são exemplos para outros atletas. Justificou que as vezes a Prefeitura deixa a desejar no volume de recursos que consegue repassar a eles, mas sempre saem da Secretaria com alguma coisa.