Um evento que surgiu de uma brincadeira entre os padres Ednaldo Barbosa e Rogério Augusto da Silva, durante uma celebração na novena pela canonização do Beato Padre Victor no mês passado. A provocação do sacerdote que está a frente da Paróquia Cristo Redentor Pe. Rogério de que o colega Pe. Ednaldo era adepto ao trolinho gerou comentários nas redes sociais e se tornou realidade na manhã deste domingo (1º).
A realização foi das paróquias Nossa Senhora D’Ajuda e Cristo Redentor e contou com o apoio da Prefeitura de Três Pontas, através das Secretarias Municipais de Cultura, Lazer e Turismo e Esportes. Equipes dos dois setores inscreverem os participantes, orientaram os troleiros de todas as idades e todos garantiram certificado. Apesar do calor, todos estavam animados.
A concentração foi no estacionamento do Moacyr Supermercado. Lá nos arredores da Avenida Nossa Senhora D’Ajuda, o trânsito precisou ser interrompido porque foi nela que os troleiros se aventuraram. Era trolinho de tudo quanto é tamanho e a criatividade exagerada chamou a atenção de uma multidão, que não se dispôs a descer avenida abaixo, mas estava ali presente para prestigiar o evento. Teve trolinho em um sofá, trolinho com sonorização e buzina. Uma turma confeccionou um trolão com capacidade para 14 pessoas, carregada de som.
O padre Ednaldo Barbosa acompanhou a concentração da turma, mas anunciou que o evento era fruto de padre Rogério, que chegou fez as orações e desceu junto aos troleiros carregando a imagem do Beato Padre Victor.
Os trespontanos fizeram um enorme corredor. Muitas vezes os organizadores precisaram chamar a atenção para que o público desce espaço. Muita gente registrou tudo pelo celular e fizeram lives pelo facebook. Eles desceram divididos em categorias, infantil, mirim, juvenil, adulto e sênior e os trolinhos foram identificados.
Com apoio da Polícia Militar e dos Socorristas Voluntários “Anjos da Vida”, o trajeto foi cumprido sem problemas. Foram feitas 237 inscrições no total, mas muitos não se inscreveram. De acordo com a PM, cerca de 2.000 pessoas prestigiaram a Trolada das Virtudes. Eles estavam desde o Moacyr até a Praça Cônego Victor e parecia dia de um grande evento tradicional, daqueles como o Dia de Padre Victor.
Na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro recebeu as pessoas com música, o Centenário de Três Pontas e o Hino de Padre Victor.
Padre Rogério anunciou os premiados, mas antes disse que aquele era o maior evento dos últimos tempos em Três Pontas, que reuniu famílias, gente de todas as idades para celebrar a vida de uma forma simples. Ele sugeriu uma nova trolada no Dia das Crianças, anunciou que ano que vem não estará mais na cidade, mas que os trespontanos precisam continuar. O próprio padre Rogério entregou os troféus para os destaques. O mais novo troleiro foi João Eduardo Miranda Fonseca, de um ano que desceu com o pai José Francisco. Seu João, é o primeiro da direita para a esquerda, junto com seus irmãos na concentração
O participante mais velho foi Sebastião Paulino Rabelo (o primeiro da direita para a esquerda) ele tem 80 anos é aposentado, mas faz serviço de marceneiro. Criou seu trolinho um dia antes do evento e decidiu participar de última hora, junto com seus irmãos. “O bom é relembrar a infância da gente lá na roça. Hoje o povo não brinca mais como antigamente”, disse Seu Sebastião. (Fotos: Denis Pereira – A Voz da Notícia)