*É o que mostra resultado da pesquisa semanal da Unifal

O município de Três Pontas é um dos 4 municípios mais populosos da região que iniciaram a semana com tendência de crescimento de novos casos de Covid-19. A cidade aparece nesta estatística juntamente com Lavras, Itajubá e Três Corações. Varginha e Alfenas apresentaram estabilidade; e os demais em queda – Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos e São Sebastião do Paraíso.

O Sul de Minas, a semana iniciou (dia 27), registrando tendência de crescimento de novos casos, juntamente com as regionais de Pouso Alegre e Varginha. A regional de Alfenas foi de diminuição para estabilidade e a regional de Passos permanece em diminuição. A média móvel para a região, ficou em 69 e na anterior era de 38.

Em novas internações, não ocorreu registro de crescimento nem de estabilidade. Assim, todos os 10 municípios apresentaram tendência de diminuição. Destaque para Varginha que vinha registrando crescimento há pelo menos duas semanas. Em novos óbitos também não houve registros de aumento nem de estabilidade e a tendência é de diminuição para novos óbitos.

De acordo com o professor de epidemiologia e coordenador da pesquisa semanal realizada pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sinézio Inácio da Silva Júnior, como houve o feriado de Natal, é preciso observar até sexta-feira como vai se comportar o registro de casos, porque pode ser que este aumento de casos registrados nos últimos dois dias, seja um pouco de dados represados do dia 24 e 25, embora Sinézio considere que já estarão inclusos nele “o resultado” das aglomerações de Natal. O resultado das aglomerações de Ano Novo irá chegar quinta ou sexta-feira da próxima semana. Como todos tem imaginado, o efeito da variante ômicron, que já está circulando, ainda não deu impacto no índice de morte. Depois de 10 dias de aumento de casos, começam a surgir o aumento de internações e depois 10 a 20 dias aparecem os óbitos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Três Pontas contabiliza agora, dois casos positivos da variante ômicron, dos 31 casos de infecção no Sul de Minas. As outras cidades com casos são Campos Gerais, Passos e Maria da Fé (1), Passa Quatro e Varginha (2), Lavras (3) e 19 em Extrema.

Considerando dados do Sul de Minas, o índice de óbito por internação e o índice de internação por caso, eles são calculados fazendo uma relação entre número de mortes por número de internações e número de internações por número de casos totalizados até a respectiva data. Assim, temos a informação que, considerada toda a pandemia, a cada 10 internações registradas ocorreu o registro de 3 mortes no Sul de Minas (0,3 ou 30%) e de cada 100 casos ocorreram 7 internações (0,07 ou 7%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here