O prefeito Marcelo Chaves Garcia e o vice prefeito Luis Carlos da Silva, entregaram na última sexta-feira (1°) oficialmente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Três Pontas um Vacimóvel. Ele é uma van, adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.
Na entrega feita no pátio do Mercadão Municipal, abaixo do Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente (CIAMA), alguns servidores responsáveis pelo setor de imunização acompanharam uma cerimônia simples, com apenas as falas das autoridades. Eles destacaram a importância que o veículo terá para fazer vacinações itinerantes, na cidade e na zona rural, facilitando a mobilização das equipes de vacinação e a regularização da situação vacinal de comunidades inteiras, aplicando todas as doses oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Quem sabe bem os detalhes desta conquista para o Município, é a ex coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde Lara Miranda da Silva. Ele atuou na frente do setor durante 10 anos e testemunha a dedicação das vacinadoras em imunizar quanto mais pessoas, para muito mais que atingir a meta, mas deixar os cidadãos trespontanos protegidos de graves doenças. Atingir as metas estipuladas e ganharmos este Vacimóvel é fruto de um trabalho árduo, de busca ativa, de trabalho de visitas residenciais, com apoio do Ministério Público e do Conselho Tutelar por se tratar de um direito do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Entre os 51 municípios da regional, Três Pontas se destacou entre os 8 e das cidades maiores, e é a única que consegue manter os índices de vacinação em alta. Embora o sistema do governo seja falho em termos de funcionamento, Lara Miranda espera fechar este ano de 2024 com o índice em 100% de cobertura vacinal. Em 2023, Três Pontas foi selo prata de uma premiação oferecida pelo Ministério Público aos municípios. A cidade não conseguiu o ouro, por falta de uma vacina que várias localidades do Brasil não tinha por conta do Ministério da Saúde.
Lara atualmente é a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e lembra da lei sugerida ao ex vereador Luisinho (atual vice prefeito e prefeito eleito 2025-2028), e assinada junto com o vereador Robertinho, que passou a exigir o cartão de vacinação em dia para os alunos da rede municipal de ensino fazerem a matricula. Ela afirma que os índices subiram a partir de 2019 e houve uma articulação fundamental com a Secretaria de educação – caso contrário não funcionaria. A lei serviu de exemplo para vários municípios da macrorregião que também passaram a exigir o cartão atualizado.
A secretária municipal de Saúde, Tereza Cristina Rabelo afirma que apesar de Três Pontas contar com 11 salas de vacinação, incluindo os dois PSF’s rurais, o Vacimóvel vai fazer com os profissionais de saúde tenham acesso a moradores onde não há unidades de saúde. O veículo especializado, vai gerar economia, já que em campanhas itinerantes, a Prefeitura não terá mais que alugar tendas para fazer o atendimento e ter que ficar levando os insumos a todo momento onde a vacinação estiver acontecendo.
Na visão do novo coordenador do Programa de Imunização da SMS Bruno Vinhas, o veículo representa um salto enorme na qualidade do atendimento às pessoas. Três Pontas já fazia um trabalho importante usando caixas térmicas, no extramuros, nas escolas e praças, mas com esta sala móvel de vacina, os vacinadores irão receber melhor o paciente, que vai ocupar cadeiras confortáveis e o lançamento dos dados será feito na hora, o que antes não ocorria.
O prefeito Marcelo Chaves destacou o trabalho dos vacinadores e de toda a equipe da Saúde em buscar sempre atingir a meta estipulada e acima de tudo, levar proteção à saúde dos trespontanos. Ele também informou sobre a renovação da frota de veículos que vai ser deixada pela sua gestão ao prefeito eleito Luisinho, que vai continuar dando prioridade ao setor.
O vice prefeito Luisinho agradeceu ao Governo de Minas, a equipe da Administração, especialmente da Saúde, que com este Vacimóvel vai levar a saúde mais perto das pessoas, na porta de casa. Ele afirma que sua gestão vai continuar melhorando os indicadores e índices. Sobre a lei que Luisinho criou exigindo cartão de vacina nas escolas do Município, ele rende os agradecimentos à Lara Miranda que foi a grande mentora, ajudando a atingir as metas e garantindo a prevenção de tantas doenças graves que são erradicadas com as vacinas, que são oferecidas de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Vem ai a Campanha de Multivacinação
Todos os trespontanos estão sendo chamados a aproveitar a Campanha de Multivacinação. O foco do governo federal é colocar em dia o cartão de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Em Três Pontas a busca é por todos que estão em atraso, inclusive gestantes. O dia D de vacinação será no dia 23 de novembro, mas a partir desta segunda-feira (04), todas as salas de vacinação estarão com estoque cheio para vacinar todo mundo.
Lara Miranda explica que a vacina da poliomielite (pólio) que era gotinha e se tornou injetável estava em falta neste mês de outubro, justamente por causa desta mudança. Ela informa que as mães e responsáveis já podem procurar as unidades de saúde para imunizar os pequenos a partir de 1 ano e 3 meses de vida.