A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reinaugurou na manhã deste sábado (24), a revitalização da Apãezinhos. A padaria da instituição que foi inaugurada exatamente a três anos, trouxe um novo conceito em panificação e agora está mais ampla e com sua área de produção integrada.
Não foi coincidência que o estabelecimento fosse reinaugurado na mesma data de inauguração, ambas no Dia de São João. Na década de 1960, por ocasião da Festa de São João que é rememorado no dia 24 de junho, Monsenhor João Batista da Silveira, célebre benfeitor da cidade de Três Pontas, lançou a pedra fundamental da então “Casa da Criança”, no local onde hoje é a APAE de Três Pontas.
Na oportunidade da inauguração, Monsenhor João Batista da Silveira, cravou uma medalha de São João Batista na pedra fundamental, uma vez que a instituição seria destinada à prestação de assistência social à criança carente. No local, era servida sopa, feitas doações de roupas, prestado o reforço escolar, dentre outras ações assistenciais.
Padre Roberto Donizetti de Carvalho, atento aos fatos históricos, narra que Monsenhor João Batista da Silveira havia dando impulso às obras da maternidade, da Escola Coração de Jesus e da Vila Vicentina, mas sentia necessidade de voltar uma obra ao atendimento da criança carente, fator que motivou a fundação da “Casa da Criança”.
Nas palavras de Padre Roberto, Monsenhor João Batista prestou, assim, “atenção à vida nascente, à pessoa idosa, à educação e à criança, com visão empreendedora, solidária, e humanizada.”
A reinauguração lotou a padaria. As delícias da panificação tem o mais alto padrão de qualidade e higiene com objetivo de reverter toda renda para manutenção dos serviços ofertados pela Apae, às pessoas com deficiência e seus familiares. A remodelação, ampliação do espaço começou a ser feita em janeiro deste ano e agora está mais moderna e aconchegante, com espaço integrado da área de produção com o setor de vendas e a lanchonete. Para tomar aquele cafezinho a qualquer hora do dia, tem mais espaço para os clientes.
Tudo isto está no Espaço Comercial que carrega o nome de Dona Ilda Chaves. Há muitos anos ela empresta seu nome pela sua importante atuação voluntária, presente até nos dias de hoje. Com a sua presença juntos aos filhos e familiares, Dona Ilda foi a grande estrela deste momento importante na história da instituição, anunciou a Superintendente da APAE Maria Rozilda Gama Reis, se dirigindo ao filho da homenageada, o prefeito Marcelo Chaves Garcia. Ela agradeceu a presença de todos e destacou a sua felicidade em ver a Apãezinhos ampliada.
Sempre citando figuras importantes que passaram pela instituição, ao longo destes 51 anos, completados recentemente, Rozilda leu um texto que ressalta – “nesse local abençoado e prodigioso, já na década de 1970, precisamente em 1972, foi inaugurada a sede da APAE de Três Pontas, através de esforços comunitários, com destaque para a senhora Virgínia Veiga, dando impulso à missão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Hoje, a APAE de Três Pontas, através do Projeto “Padaria Apãezinhos”, torna real a ação visionária de Monsenhor João Batista da Silveira e, sob as bênçãos de São João concretiza não somente sonhos, mas a ação efetiva de partilhar o pão e de construir uma sociedade mais justa e solidária.
O vigário paroquial do Santuário Diocesano padre Márcio Paulino Arantes Júnior, deu as bençãos nas novas instalações e citando a importância das bençãos por intercessão de São João. Ele aspergiu as novas instalações e os colaboradores com água benta.