Pela primeira vez, em 2014, o Dia da Consciência Negra será feriado em todo o Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro sancionou a lei que instituiu oficialmente a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Pela primeira vez também, a Prefeitura de Três Pontas em parceria com outros órgãos vai realizar a Semana da Consciência Negra – uma programação especial que visa conscientizar sobre a luta contra o racismo. A festividade visa relembrar que a sociedade foi construída por meio da escravidão. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento da cultura africana evidenciam que ainda existe um longo caminho a ser trilhado.
A Semana será de 20 a 24 de novembro, no Sambódromo Jaime Abreu na Avenida Oswaldo Cruz, com atividades para todas as idades, conteúdo relevante, levando informação e conhecimento para os trespontanos, evidenciando a importância e a riqueza das tradições afro-brasileiras, que estão presentes na nossa história, na do nosso município, e nas mais diversas áreas como esporte, dança, gastronomia, religião, música e muito mais.
A programação completa ainda está sendo definida e reserva um grande show para celebrar a data. No domingo, dia 24, a Diocese da Campanha realiza a II Peregrinação Afro-Brasileira (PAB) ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, onde estão os restos mortais do Beato Padre Victor, sacerdote negro que enfrentou o preconceito dentro da Igreja, mas realizou o sonho de ser sacerdote. Durante 53 anos, ele guiou o povo de Deus em Três Pontas e aqui floriu sua fama de santidade.
A Semana será de 20 a 24 de novembro, no Sambódromo Municipal, com atividades para todas as idades, com conteúdo relevante, levando informação e conhecimento para os trespontanos e evidenciando a importância e a riqueza das tradições afro-brasileiras, que estão presentes na nossa história, na do nosso município, e nas mais diversas áreas como esporte, dança, gastronomia, religião, música e muito mais.
Todos estão sendo convidados para a missa as 10h30 da manhã na Matriz com a participação da Pastoral Afro. Ocasião especial para o fortalecimento da fé, a celebração da cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial.