
Três Pontas realiza, neste sábado (11), o Dia D de vacinação contra a influenza com a mobilização que acontece em todo o Estado de Minas Gerais. A ação, coordenada pelo Governo de Minas e ganhou adesão do Município.
A iniciativa ocorre em um momento estratégico, como parte das medidas adotadas pelo Estado para reduzir casos graves, internações e óbitos por doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos.
Até o momento, Minas já recebeu cerca de 3,2 milhões de doses, que foram distribuídas para todos os municípios. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é alcançar 90% de cobertura vacinal do público-alvo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, o público prioritário da vacinação contra a influenza inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, trabalhadores dos Correios e pessoas com doenças crônicas.
Todos os postos de vacinação que tem sala estarão preparadas: Vila Marilena (no Morada Nova), Catumbi, Policlínica, Santa Edwirges, PSF Dr. Oscar e no PSF Dr. Paulo Rezende no Distrito do Quilombo.
Doenças respiratórias coloca Minas em alerta
Minas Gerais registrou o índice alarmante de 6.754 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no período de janeiro a abril de 2026. A condição, que representa a evolução mais severa de síndromes gripais, pode causar comprometimento respiratório significativo e levar à hospitalização, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
O crescimento do número de pessoas contaminadas pelos vírus da SRAG tem acendido um alerta no Estado e demandando atenção imediata dos gestores municipais de saúde.
Diante desse cenário, municípios mineiros devem intensificar o monitoramento epidemiológico e avaliar a adoção de medidas emergenciais, conforme a realidade local. A análise integrada dos indicadores de saúde é fundamental para orientar a tomada de decisão, incluindo a possibilidade de decretação de situação de emergência em saúde pública, quando necessário.
Síndrome respiratória
A SRAG ocorre quando pessoas com sintomas gripais como febre, coriza e tosse têm piora no quadro, e passam a sentir dificuldade para respirar, precisando de hospitalização. As causas mais comuns são virais e frequentemente associadas ao Vírus Influenza (gripe), Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ao Coronavírus e ao Rinovírus.
Diante do aumento dos casos, recomenda-se ainda o reforço de medidas preventivas:
– higienizar as mãos;
– evitar locais fechados com aglomeração de pessoas;
– usar máscara, em casos de sintomas;
– manter distanciamento social;
– tomar a vacina disponível nos postos de saúde;
– ter uma alimentação saudável;
– beber bastante água;
– dormir bem;
– praticar atividade física;
– procurar atendimento médico em caso de agravamento dos sintomas.
A atuação integrada entre vigilância, assistência e gestão será decisiva para mitigar os impactos da SRAG em Minas Gerais. O momento exige preparo, agilidade e compromisso dos municípios na proteção da saúde da população.
Em caso de dúvidas, procure um posto de saúde para atendimento e receber a vacina disponível.















