A Secretaria Municipal de Saúde reabre em Três Pontas a partir desta quarta-feira (05), a tenda para atendimento de pacientes com sintomas gripais, que fica ao lado do Pronto Atendimento Municipal (PAM). O local terá um médico e uma equipe de técnicos de enfermagem durante todo o dia e caso seja necessário, o paciente passará pelo teste de Covid-19, de acordo com o protocolo.
O número de pessoas com sintomas gripais disparou desde o início do ano e os positivados também voltou a crescer. Pessoas com sintomas gripais estão em 28.511, são mais de 120 trespontanos somente este ano.
De acordo com especialistas, o aumento é resultado das festas com aglomerações do Natal e Ano Novo e das viagens feitas. O objetivo de reabrir a Central de Atendimento é desafogar o atendimento no PAM, que voltou a ter filas, aumentando demais o tempo de espera. Quando ainda tem casos de urgência e emergência, a demora é ainda maior.
A secretária de Saúde Tereza Cristina Rabello Corrêa, disse em entrevista na manhã desta quarta-feira que já havia sido dito que a pandemia estava mais ou menos sobre controle e havia a falsa sensação que ela havia passado. “Com isso, as pessoas se reuniram, viajaram, fizeram festas e se aglomeraram e o resultado está aí”. O PAM está superlotado desde segunda-feira e os dois médicos atenderam mais de 250 pessoas com sintomas de gripe, o que não é comum nesta época do ano, por isso a surpresa. Estas pessoas podem estar com uma gripe forte, a influenza ou até mesmo ser Covid-19. Diante disso, de forma urgente, a Secretaria teve que montar novamente a tenda.
Ela reforça que o PAM é para casos de urgência e emergência, por isso, os casos graves tem prioridade e pacientes nestas situações são atendidos primeiro. Somente nesta terça-feira houveram quatro urgências. Por isto, as pessoas precisam ter paciência porque vão ter que esperar mesmo. A alternativa mais viável é procurar as unidades básicas de referência nos bairros.
Tereza termina com um pedido, de que as pessoas tomem cuidado, usem o álcool em gel, mantenham o uso de máscara, não façam aglomerações, porque a situação voltou a ficar complicada. A região ainda está na onda verde, porém, qualquer descuido pode fazer o município entrar na vermelha e o próprio governo tomar medidas mais enérgicas e severas.
Números voltam a crescer, acendendo sinal de alerta
Nesta quarta-feira (05), a Secretaria de Saúde divulgou um novo boletim epidemiológico com números da doença. Nas últimas 24 horas, foram mais 18 casos positivos de Covid-19. Agora já são 99 pessoas em isolamento que testaram positivo e estão em isolamento. Os leitos do Hospital São Francisco de Assis voltaram a ser ocupados com 5 pacientes com suspeita aguardando resultado de exame. A boa notícia é que não tem ninguém com diagnóstico positivo que esteja internado. No total são a cidade tem 7.366 casos confirmados, sendo que 7.100 já se recuperaram e 167 mortes ocorreram desde o início da pandemia.
De acordo com a pesquisa semanal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Três Pontas é uma das 8 entre as 10 maiores cidades da região, que iniciaram a semana em crescimento de casos, junto com Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Três Corações e São Sebastião do Paraíso.
Apesar do aumento repentino de casos nas maiores cidades, o número de mortes e a taxa de ocupação de leitos estão em níveis baixos. Nenhuma das maiores cidades da região registrou morte por Covid-19 nesta última semana. Já as taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias se mantêm em níveis baixos, de antes do aparecimento da ômicron na região.
Segundo o professor de epidemiologia da Unifal-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, em Alfenas apresentou estabilidade e apenas Pouso Alegre registrou diminuição.
Em novas internações, registrou-se crescimento em Poços de Caldas e em Passos; estabilidade em Alfenas e diminuição nos demais municípios, como Pouso Alegre, Varginha, Lavras, Itajubá, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.
Em novos óbitos, não houve registros de aumento nem de estabilidade nesta segunda-feira (03), assim, todos os 10 municípios apresentaram tendência de diminuição para novos óbitos.
Vacinação 4ª e 5ª feira contra a Covid-19