A Romaria “Romeiros Amigos da Fé” está em sua quarta edição, e, pelo segundo ano consecutivo, a equipe da Equipe Positiva acompanha a jornada dos devotos rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Em entrevista exclusiva o presidente Odair José Marcelino, falou sobre a organização, desafios e novidades para este ano.

“A Romaria é uma expressão de fé e sacrifício. Estamos na quarta edição, e cada ano traz algo novo. Esse ano, com 110 participantes, incluindo a equipe de apoio e cozinha, estamos todos preparados para enfrentar os sete dias de caminhada até Aparecida”, comentou.

A Romaria parte de Três Pontas, em Minas Gerais, na madrugada deste sábado dia 12 de outubro. O grupo sai do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Praça Cônego Victor e segue pela rodovia MG 167 com destino a Varginha, que será o primeiro ponto de descanso. Odair explica que o percurso exige muita atenção, especialmente com a segurança dos romeiros: “Todo romeiro já foi orientado a caminhar na contramão, mantendo sempre a atenção redobrada na rodovia e nunca apontar a luz da lanterna em direção aos veículos.”

Na Matriz, romeiros receberam as bençãos de Nossa Senhora Aparecida, no último dia de sua novena

O itinerário deste ano inclui paradas em diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo. Após o primeiro descanso em Varginha, os romeiros seguem para Cambuquira e depois para Olímpio Noronha (MG), Cristina (MG), Rio Claro Distrito de Delfim Moreira (MG), Piquete (SP), Guaratinguetá (SP), Guaratinguetá (SP), onde ocorre uma confraternização com um tradicional churrasco. No próximo sábado, dia 19, o grupo atinge seu destino final, o Santuário de Aparecida. O grupo chega cedinho e participa da missa as 6:45 da manhã.

Neste ano, a Romaria trouxe algumas novidades. Odair entregou pessoalmente os kits dos romeiros, destacou o cuidado com a sustentabilidade: “Este ano, temos uma caneca personalizada que cada romeiro vai usar durante a caminhada. Isso reduz o uso de copos descartáveis e ajuda a preservar o meio ambiente. Todos são orientados a não jogar papel e nem lixo no chão”, afirmou ele.

Além disso, uma cruz foi incluída no kit deste ano, um símbolo forte para os romeiros. “Era um sonho meu doar uma cruz para os romeiros. Durante a caminhada, ao sentir o cansaço e as dores, eles podem segurar a cruz, lembrar-se do sacrifício de Jesus e encontrar força para continuar.”

A Romaria conta também com o apoio da Polícia Militar, que acompanhou a tradicional carreata de envio durante a tarde desta sexta-feira. A carreata saiu do Carmelo São José, onde houve as orações das Irmãs Carmelitas e as bençãos aos romeiros e às cruzes, feitas pelo padre Roberto Donizetti Carvalho, padrinho da romaria. Com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em carreata, os veículos percorreram ruas da cidade até chegar na Matriz, onde o pároco e reitor Cônego Douglas Baroni celebrou missa. Em uma data muito especial para ele, quando o sacerdote completa 21 anos de sua ordenação sacerdotal. O Cônego foi homenageado pela paróquia e recebeu uma camiseta personalizada da romaria de presente.

A saída está marcada para as 2:00 da manhã na Praça Cônego Victor e a concentração começa a 1:00.

A Equipe Positiva transmitirá ao vivo vários momentos da Romaria, incluindo as missas celebradas ao longo destes 7 dias e trechos da caminhada. Acompanhe nossa cobertura e viva a emoção desta jornada de fé!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here