Uma noite de emoções e reconhecimento foi vivida pelos educadores, professores e gestores na noite desta quinta-feira (24), no Centro Cultural Milton Nascimento, em Três Pontas. Profissionais que se destacaram com projetos e ações em 2024, em prol da educação, receberam da Secretaria Municipal de Educação o título de Educador Emérito.

A honraria cumpre o Decreto Municipal nº 7.110 de 04 de agosto de 2010. A escolha dos candidatos foi feita no dia 24 de setembro, por uma comissão constituída por diretores, especialistas e equipe técnica da Secretaria de Educação. São profissionais que, com toda dedicação, se reinventaram para ensinar e aprender com seus alunos. A cerimônia de gala da educação contou com a presença do vice-prefeito e prefeito eleito Luis Carlos da Silva, da secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila e da especialista em Educação Daniele Santos Nicodemos.

O prefeito Marcelo Chaves Garcia não participou, e sua ausência foi justificada. O Centro Cultural ficou pequeno, e faltou espaço para acomodar a todos nas cadeiras do auditório. Todos queriam prestigiar aquele momento, seja pelo próprio reconhecimento ou pelo de uma colega de trabalho com quem convivem nas escolas e creches. Foi também uma oportunidade de se comemorar o Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro. A secretária de Educação, Mariane Pimenta, falou em seu discurso de abertura diretamente aos educadores, professores, especialistas e diretores, expressando sua gratidão pelo trabalho incansável que realizam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas. “Sei que a missão de educar é contínua e cheia de desafios. A cada dia surgem novas situações, e por mais que às vezes pareça difícil seguir em frente, vocês estão lá, firmes, dedicando tempo, atenção e amor à educação dos alunos”.

Mariane contou que acompanha todas as solicitações e necessidades das creches e de cada escola — sejam elas dos gestores, especialistas, diretores ou diretamente desses profissionais — e são sempre ouvidas com atenção. Ela também acrescentou que tem orgulho de dizer que, nesses anos, nunca deixou de atender um servidor, pai ou responsável que precisasse de apoio. Nem sempre é possível atender a todas as demandas de imediato, mas a equipe está sempre trabalhando para encontrar soluções, mesmo diante das situações mais desafiadoras. “Os esforços estão focados em construir uma educação de qualidade e garantir que cada servidor seja valorizado”. Destacou que nos últimos anos enfrentou grandes desafios, especialmente com a pandemia e problemas financeiros, que fizeram com que decisões difíceis, enquanto administração pública, fossem tomadas. Contudo, manteve o compromisso firme de transparência e diálogo com toda a equipe — os profissionais que são a base da rede de ensino. Nestes seis anos à frente da pasta da Educação, Mariane buscou honrar, afirma, cada pedido feito pelas pessoas e a confiança do prefeito Marcelo Chaves.

O vice-prefeito Luisinho disse que trazia aos profissionais da educação o abraço do vereador e seu vice-prefeito eleito Maycon Douglas Vitor Machado e do prefeito Marcelo Chaves. Participando pela primeira vez de um evento público após as eleições, Luisinho aproveitou o espaço de seu discurso para, primeiro, agradecer por ter sido tão bem avaliado pela população trespontana nas urnas. Ele disse que o trabalho vai continuar, atuando junto aos servidores. Luisinho, que também é funcionário público de carreira, anunciou que vai continuar investindo na qualificação dos profissionais, pagando o piso nacional do magistério.

Está sendo estudado, já para janeiro de 2025, o reajuste dos servidores em geral e do magistério. O próximo prefeito também vai reajustar o vale-alimentação para todos no começo do ano. Por outro lado, ele vai cobrar resultados para que Três Pontas melhore ainda mais a educação, com qualidade e eficiência. Luisinho concluiu sua fala deixando o abraço e palavras de carinho a todos os homenageados com o Prêmio Educador Emérito.

“Oscar da Educação”: categorias educador, professor e diretor

O momento especial da noite foi a entrega dos certificados e do troféu Educador Emérito. A tarefa não foi fácil, pois são iniciativas importantes que fizeram e fazem a diferença no cuidar e ensinar crianças e estudantes. De acordo com a SME, educadores e professores realizam projetos ao longo do ano, que são apresentados na Secretaria de Educação e lá são votados e escolhidos os vencedores pelos diretores e equipe da pasta. Já a escolha do gestor escolar é feita pela Secretaria Municipal de Educação, destacando aquele que cumpre todas as demandas e pela excelência da gestão desempenhada. É uma forma de valorizar os profissionais que trabalham arduamente durante o ano letivo inteiro, se dedicando ao seu trabalho.

Além dos três prêmios, que receberam uma placa e um troféu, todos aqueles que inscreveram seus projetos e seguiram todos os critérios exigidos pelo decreto receberam um presente da Secretaria de Educação, e todos os 420 servidores do magistério receberam uma lembrança da Administração.

O anúncio dos vencedores foi cheio de expectativa e emoção. No telão, apareceram as fotos dos projetos inscritos e do profissional que o criou. Depois de conhecer um pouco daquilo que é feito por iniciativa dos próprios educadores e professores, depoimentos de colegas de trabalho e familiares emocionaram os premiados, demonstrando a dedicação que eles têm pelas suas crianças e alunos, abdicando muitas vezes de seus momentos de lazer e de estar com sua família para cuidar e ensinar.

O Certificado de Educador Emérito 2024 foi para a educadora Camila Aparecida Nicodemos, do Maternal III, com o projeto “Psicomotricidade: Eu me remexo”, do Centro Municipal de Educação Infantil Cônego Francisco.

O prêmio Educador Emérito da categoria Professor foi para a professora Anilize Santos Mendonça, do 4º ano do ensino fundamental da Escola Cônego Victor, com o projeto “Empatia e Solidariedade”. Foram os alunos dela que enviaram cartinhas e desenhos, junto às doações, para os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul este ano. A iniciativa deles ganhou repercussão em todo o Brasil e emocionou aqueles que receberam a solidariedade dos pequenos naquela tragédia climática.

Na categoria gestor escolar, a premiada foi a diretora Luciana Tavares de Andrade, da Escola Municipal João de Abreu Salgado, que atende 468 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

“Aprender ou ensinar”

A noite especial ainda teve uma palestra-espetáculo com a professora, mentora e graduanda em pedagogia em Libras, Mariana Germano. Ela trouxe o tema: “Aprender ou ensinar — a reinvenção do processo de educação”. Mariana ficou à vontade, retirou os sapatos no palco e foi para o meio do público, repetindo o que diz fazer todos os dias ao chegar em casa. Ela se sentiu à vontade e trouxe uma reflexão aos profissionais do magistério sobre a evolução da educação. Falou das mochilas dos anos 60 até os dias de hoje, mostrando inclusive fotos dos saquinhos de arroz que as crianças usavam para carregar seus materiais, da visão que os pais tinham da educação e da gestão escolar e pública ao longo das décadas.

Relatos de professores, que foram a base de sua fala, mostraram que as dificuldades sempre existiram, desde os que não tinham condições de comprar um caderno até os professores nos dias atuais, que enfrentam situações das mais variadas nas salas de aula. Mariana, por exemplo, contou que escrevia com letra pequena para não gastar muitas folhas do caderno, pois sua família tinha poucos recursos na época. Percorrendo vários municípios, a especialista deixou claro que Três Pontas investe, e muito bem, na formação continuada de seus educadores, professores e toda equipe, o que faz toda a diferença para se ter uma educação de qualidade.

A noite terminou com o sorteio de vários brindes e um café servido no hall de entrada do Centro Cultural. A educação de Três Pontas tem sido destaque e referência para outros municípios, alcançando vitórias e conquistas que antes pareciam distantes. Por mais que sempre haja espaço para melhorias e comparações com outras localidades, se analisarmos o antes e o agora, veremos o quanto avançamos.

Todas as profissionais que inscreveram seus projetos receberam um presente da Secretaria de Educação, em reconhecimento ao esforço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here