Um dos grandes desafios da gestão do prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia (PSD), era terminar a construção das duas creches do Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal, que começaram a ser edificadas nos bairros Padre Vitor e Eldorado, em fevereiro de 2015. Foram muitas dificuldades e entraves encontrados ao longo destes anos, mas enfim os Centros Municipais de Educação Infantil estão prontos e a unidade que fica no Complexo Randal Diniz, na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 393 e tem o nome de Ana Garcia Veloso “Dona Anita” foi entregue em solenidade realizada na manhã de sexta-feira (20).
O Centro de Educação Infantil tem entrada independente e é o mais bem estruturado do Município. Está em 2,4 mil metros quadrados, com 1.340 metros de área construída, sendo 10 salas para atendimentos às crianças, com brinquedoteca, parque de areia, amplo refeitório, cozinha moderna, dispensa, lavanderia, sala de coordenação, recepção, secretaria e sala dos professores. Serão atendidas já a partir do início do ano letivo em 06 de fevereiro, aproximadamente 180 crianças, do berçário ao maternal 3, dos 4 meses a três anos e 11 meses de idade. A obra desta e da outra unidade, é assinada pela empresa trespontana Vinhas Engenharia.
Os secretários de Educação – Mariane Pimenta Silva Ávila e de Transportes e Obras – Maquil dos Santos Pereira e o vereador Maycon Douglas Vitor Machado, ocuparam lugar de destaque, juntamente com o prefeito Marcelo Chaves e a filha da homenageada, dona Maria Madalena Veloso. Mariane entregou flores à ela e depois discursou.
Na visão da secretária, a obra inaugurada garante que todos ganham em qualidade de vida, bem estar, paz e tranquilidade. Enviou um recado aos pais das crianças matriculadas no CMEI “Dona Anita”, que podem ficar tranquilos pois as crianças serão bem cuidadas.
Ela agradeceu a parceria da Secretaria de Transportes e Obras que foi fundamental para a concretização do empreendimento e destacou que o apoio do Executivo, Legislativo e a sua equipe da Secretaria de Educação é importante para seguir com obras importantes por toda a cidade e a prestação de serviços à população.
O prefeito Marcelo Chaves relembrou que concluir as obras destes novos CMEI’s foi um dos seus grandes desafios. A construção foi paralisada por várias vezes ao longos dos anos. Enfrentou problemas com o Governo Federal e construtoras que haviam assumido o serviço e não prosseguiram. Por isso, foi preciso ir várias vezes em Brasília, ao FNDE para conseguir resolver o problema e, mais uma vez, o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), foi fundamental, pois além de enviar recursos, auxiliam a destravar questões burocráticas junto aos ministérios.
Na oportunidade, o prefeito explicou que a creche do bairro Eldorado, deverá iniciar os atendimentos no segundo semestre letivo. O prédio, idêntico a este que está sendo inaugurado está pronto, mas a Secretaria de Educação aguarda parte do mobiliário que é todo projetado para atender às necessidades das crianças.
“A gente não mede esforços para atender a toda demanda da Educação e vamos continuar fazendo isto: elevando os índices da Educação de Três Pontas cada vez mais. Estamos dando um passo gigantesco na educação já a partir deste 2023. Estamos indo muito bem, avançamos e vamos avançar muito mais. Estamos estruturando muito para isso. Este espaço físico faz parte de todo um projeto que passa por muito mais coisa que esta obra física. Já somos modelo na educação, mas vamos melhorar nossos índices com certeza”, concluiu o prefeito.
Já o vice-prefeito, Luis Carlos da Silva, o CMEI Dona Anita demonstra o trabalho de inteligência e responsabilidade do Governo Municipal, conseguiu concluir a obra que se arrastou por várias gestões desde 2015.
O vereador secretário da Mesa Diretora da Câmara, Maycon Douglas Vitor Machado também discursou, também desejando que esta creche seja referência, assim como os demais. O legislador comentou do trabalho realizado pela Câmara, no que se refere a votação de projetos e reforçou que o Poder Legislativo, continua a disposição para que Três Pontas possa continuar crescendo, se desenvolvendo e buscando maior qualidade no ensino e melhores condições de vida para a população trespontana.
Nova creche Dona Anita
Ana Garcia Veloso, “Dona Anita” emprestava seu nome a unidade de educação infantil que ficava localizada no bairro Santana. O estabelecimento educacional foi fechado pela atual Administração, as crianças transferidas para outras creches, possibilitando que a Prefeitura trabalhe para a reabertura do Aeródromo Municipal. O local será totalmente transformado em Centro de Inovação do Café.
Agora a professora Dona Anita, empresta seu nome a uma creche que é um anseio da população e espera uma fila por novas vagas. A homenageada nasceu em 22 de junho de 1914, em Nepomuceno. Filha de André Avelício de Figueiredo e de Ana Natalícia de Oliveira. Formou-se Professora. Casou-se com Raul Veloso Guimarães e dessa união nasceram Márcia, Marcos, Madalena, Maria Isabel e Marcelo. Residiu em Barretos (SP) e Três Corações (MG) onde também lecionou.
De volta à Três Pontas lecionou nos seguintes educandários: Escola Normal Coração de Jesus, Escola Estadual Cônego Vitor, Escola Estadual Cônego José Maria Rabelo e Ginásio São Luís. Foi ainda por dez anos diretora do Colégio Santa Efigênia mais conhecido como “Coleginho”.
Na cerimônia, a filha de Dona Anita, Maria Madalena Guimarães Silva, foi agraciada com flor pela secretária municipal de Educação, Mariane Pimenta. E em nome da família, os agradecimentos foram feitos pela neta, Rossana Guimarães Silva. Ela defendeu que sua avó, sempre defendeu a educação, com amor e carinho, durante anos de sua vida. Concluiu desejando que os educadores deem ás crianças neste local, uma educação com muito amor, e elas se tornem exemplo de cidadãos.