
Durante todo o mês de agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais está promovendo ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, em alusão à campanha Agosto Lilás. Em Três Pontas, a 151ª Companhia da PM está à frente de uma série de iniciativas que reforçam o compromisso da corporação com a proteção das vítimas e o combate a esse tipo de crime.
O lançamento oficial da operação ocorreu na última sexta-feira, 1º de agosto, na Praça Cônego Victor, em frente à Base de Segurança Comunitária (BSC), onde a presença da PM é constante e referência, principalmente no atendimento da mulher vítima. A ação simbólica marcou o início das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês em diversos pontos da cidade.
A Polícia Militar reforça que violência doméstica é crime e não deve ser silenciada. O objetivo principal das ações é orientar a população, especialmente as mulheres, sobre os diferentes tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial —, apresentar os mecanismos legais de proteção e, principalmente, incentivar as vítimas e testemunhas a denunciarem.

A atuação da PM de Três Pontas vai além do policiamento ostensivo. Com uma presença ativa nas comunidades, os militares promovem rodas de conversa, distribuem materiais informativos e realizam visitas a locais estratégicos, tudo com foco na prevenção e no acolhimento das vítimas. O objetivo é mostrar que a mulher não está sozinha e que pode contar com o apoio da corporação.
“A denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo da violência”, destaca a sargento Mirela Maciente Silva Botrel, lembrando que o anonimato é garantido e que o atendimento é feito com seriedade e acolhimento. Os canais de denúncia mais diretos são o 190 (emergência) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra a mulher, denuncie. A sua coragem pode salvar vidas.