Atenção “turma”, as inscrições do PJ 2023 já estão abertas! O projeto apartidário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é realizado desde 2015 em Três Pontas e já arrebanhou uma turma que afirma com certeza: o Parlamento Jovem faz a diferença na vida de quem participa. O projeto tem o objetivo de oferecer formação política e cidadã aos jovens estudantes do ensino médio. Ele estimula o respeito a diferentes ideais, opiniões, anseios e objetivos à importância da participação popular no Parlamento.
A galera que participar este ano, terá como tema “Jovem e Mercado de Trabalho” e apresentar propostas para o Legislativos municipal e estadual. No convite que está sendo veiculado nas redes sociais, eles são convidados a encontrar, juntos, soluções para este tema tão importante à sociedade.
Sempre antenados nas oficinas, encontros, visitas e plenárias, eles concluem o ano transformados, diferentes do que começaram e super interessados em continuar a descobrir o mundo através da semente plantada nas discussões e atividades do projeto na cidade, na região e de olho nas políticas públicas que envolvem o tema.
O presidente da Escola do Legislativo de Três Pontas Maycon Douglas Vitor Machado e o coordenador Carlos Castro, atuam juntos e Carlinhos tem a missão de ir às escolas fazer o convite aos estudantes. As inscrições estão abertas até o dia 21 de março e é feita de qualquer lugar. Basta acessar o QR CODE e descobrir um mundo de compromisso, deveres e resultados.
Este ano, o Parlamento Jovem de Minas está presente em 153 municípios sendo 107 cidades veteranas e 46 são ingressantes. Elas estão distribuídas em 20 polos regionais. Na composição regional, Três Pontas é município coordenador, e tem 6 localidades, como Santana da Vargem, Guapé, Nepomuceno (que também é coordenador) e os dois novos Carmo da Cachoeira e Cana Verde.
Veja algumas das questões presentes nas discussões no Parlamento Jovem 2023
– A importância da geração de trabalho para o desenvolvimento econômico;
– Relação entre a escolaridade, a qualificação profissional e o mercado de trabalho;
– Os desafios para os jovens no mercado de trabalho;
– As situações que afetam a inclusão dos jovens no mercado de trabalho;
– E a vulnerabilidade e inclusão no trabalho.