

A Diocese de Campanha (MG) tem um novo bispo. Foi nomeado nesta sexta-feira (7), pelo Papa Leão XIV Dom Walter Jorge Pinto, atual bispo de União da Vitória, no Paraná.
A Diocese da Campanha divulgou nota informando a nomeação. Assinada pelo Administrador Diocesano Cônego Luzair Coelho de Abreu e Chanceler do Bispado Cônego Bruno Cesar Dias Graciano, ela faz saudação ao novo comandante religioso, dos contrafortes da Mantiqueira às águas serenas do Lago de Furnas, que amanheceu radiosa neste dia, cheia de alegria e gratidão. “Os sinos da Sé agora repicam mais fortes, e o coração do povo se abre em júbilo, porque o Senhor visitou o seu rebanho e lhe deu o nono Bispo Diocesano, pastor escolhido por Deus para conduzir suas ovelhas que, há 118 anos, experimentam a ternura de seu cuidado neste rincão sulmineiro”.
Em seu site, a Diocese afirma que “o clero, os religiosos, os seminaristas, os leigos e leigas, todos os que formam esta amada Igreja Particular da Campanha, unem-se em uma só voz e um só coração para lhe dar as boas-vindas. Que seu ministério frutifique abundantemente, para a glória de Deus e o crescimento do Reino em nossa terra.
Ao iniciarmos este novo capítulo de nossa história mais que centenária, erguemos o olhar ao Céu, suplicando a intercessão dos Beatos Padre Victor e Nhá Chica, da Venerável Madre Teresa Margarida do Coração de Maria e do Servo de Deus Dom Othon Motta, para que acompanhem o senhor com suas preces e o inspirem na santidade do serviço”, encerra.
O novo bispo
Dom Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), também tem mestrado na área de Fitotecnia.
Ordenado diácono em 2001, recebeu a ordenação presbiteral em 1ª de junho do ano seguinte, pelas mãos do servo de Deus dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana.
Durante seu ministério presbiteral dom Jorge foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa; administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa; e pároco da paróquia São José Operário, na cidade de Barbacena.
Foi membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana e assessor da Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal. Também atou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.
No dia 9 de janeiro de 2019 foi nomeado pelo Papa Francisco como o quarto bispo da diocese de União da Vitória (PR). A ordenação episcopal foi no dia 30 de março daquele ano, pelas mãos do arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, na igreja de São João Batista, em Viçosa (MG). Dom Walter escolheu por lema episcopal Propter Iesum et Evangelium (Por Jesus e pelo Evangelho). A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Walter pela nova missão.
















