Minas Gerais iniciou esta semana, com queda na tendência de novos casos de Covid-19. A média diária de novos casos na semana registrou 1565. A tendência de novos óbitos permaneceu em estabilidade, com uma média móvel de 41.
Em internações, Minas Gerais passou de diminuição para crescimento, a média móvel registrada foi de 171 na semana anterior para 235 nesta segunda, dia 11. As regiões Leste, Leste Sul, Oeste, Triângulo Norte e Triângulo Sul tiveram grande aumento, passando de diminuição ou estabilidade, para crescimento.
A média diária de novos casos na semana epidemiológica em relação ao número de habitantes do Estado registrou diminuição pela terceira semana consecutiva. O Estado registrou crescimento na taxa de incidência em duas das 14 regiões: sudeste e Triângulo Sul, as demais registraram diminuição da incidência. A região Sul permaneceu em queda, indo de 9,1 para 6,8.
A média geral de Minas Gerais também registrou diminuição, indo de 27,5 para 27. Com exceção das regiões Noroeste e Triângulo do Sul, todas as regiões mineiras, assim como o Estado, registraram as menores taxas semanais de incidência diária média de 2021.
A região Sul, assim como Minas Gerais, iniciou a semana indo de estabilidade para diminuição em novos casos. Todas as regionais também registraram queda na incidência, com destaque para a regional de Pouso Alegre, que foi de crescimento para diminuição.
Com relação às novas internações, o Sul de Minas, permaneceu em estabilidade. As regionais de Pouso alegre e Varginha que na semana anterior estavam em crescimento, iniciaram a semana em diminuição, ao contrário das regionais de Alfenas e Passos que registraram crescimento agora.
Quanto à tendência de novos óbitos, a regional de Alfenas foi a única que apresentou mudança
desde a semana anterior, foi de diminuição para estabilidade. As demais mantiveram-se em
queda (SRS Passos) ou crescimento (SRS de Pouso Alegre e Varginha). O Sul de Minas, assim como em todo o Estado registrou estabilidade em novos óbitos.
SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DA REGIÃO
A semana se iniciou com tendência de queda em novos casos em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Apenas três municípios, dos dez mais populosos, apresentaram tendência de crescimento de novos casos: Passos, Lavras e Itajubá.
Em novas internações, Poços de Caldas, Três Corações e Passos registraram crescimento, sendo que os dois primeiros estão em crescimento por três semanas consecutivas. Pouso Alegre permaneceu em estabilidade e os demais municípios (Varginha, Lavras, Itajubá, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas) registraram diminuição em novas internações. Destaque positivo para Varginha e Alfenas que registraram diminuição por 4 semanas seguidas.
Em novos óbitos, apenas Varginha oscilou de estabilidade para diminuição, com os demais em queda. Os dados são pesquisa epidemiológica da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que são divulgados semanalmente.