
O Colégio dos Consultores da Diocese da Campanha reuniu-se na manhã desta segunda-feira (25), na Catedral Diocesana para eleger o novo Administrador Diocesano, função necessária durante o período de vacância do governo episcopal. O presbitério escolheu para a missão o Cônego Luzair Coelho de Abreu, sacerdote que já atuou como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda em Três Pontas, na equipe do padre Roberto Donizetti de Carvalho, em 2004, e que, a partir de agora, terá a responsabilidade de conduzir a vida pastoral e administrativa da Igreja local até a nomeação de um novo bispo pelo Papa.
Nascido em 4 de novembro de 1972, Cônego Luzair foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1997 e tem como lema sacerdotal a frase de Santo Inácio de Loyola: “Em tudo amar e servir”. Antes de assumir o cargo, era o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Lourenço, e agora assume a função de Administrador Diocesano.

De acordo com o Código de Direito Canônico, quando uma diocese fica vacante – seja por transferência, renúncia ou falecimento do bispo – cabe ao Colégio dos Consultores eleger um administrador diocesano. O papel não é de promover mudanças, mas de assegurar a continuidade da vida da Igreja, preservando a unidade entre o clero e o povo de Deus.
A missão do Administrador Diocesano envolve garantir a celebração dos sacramentos, a atuação regular das paróquias, o funcionamento da cúria e a continuidade das ações de caridade. Costuma-se dizer que ele mantém o “motor” da diocese ligado, sem alterar sua direção, preparando o caminho para o novo bispo.
Este período é considerado pela Igreja como um verdadeiro “Advento diocesano”, tempo de oração, confiança e esperança pela chegada do novo pastor. Nesse espírito, cabe ao Administrador Diocesano fortalecer os laços de comunhão e preparar o coração da comunidade para acolher com alegria aquele que será enviado pelo Santo Padre.
Com a eleição do Cônego Luzair Coelho de Abreu, a Diocese da Campanha segue unida e em serenidade, assegurando a continuidade de sua missão evangelizadora até que o novo bispo seja oficialmente nomeado.
