O Grupo Amigas Guerreiras (de prevenção ao câncer) e Lions Club de Três Pontas, com apoio da Prefeitura de Três Pontas, o evento que, literalmente, coloriu o Coreto de rosa, teve o objetivo de conscientizar, levar informação às mulheres sobre o câncer de mama e ainda promover uma tarde agradável com música ao vivo através dos músicos trespontanos Wander Scalioni e Matheus Tiso, além de uma série de atividades como panfletagem e abordagem explicativa sobre o câncer, aferição de pressão arterial e a chamada “tarde da beleza” onde as mulheres puderam, gratuitamente, receber maquiagem através do Boticário e da Kapeh Cosméticos.

O resultado foi altamente satisfatório. Participaram ainda representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Cultura.






OUTUBRO ROSA


Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a conscientização e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.


O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico para a prevenção do câncer de mama. 

TRÊS PONTAS



São muitas as ações programadas para este ano em Três Pontas. Dentre elas a panfletagem com orientações sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, dia de beleza, música ao vivo e muito mais. Tudo com total apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas.

Mas você sabe o que é o câncer de mama, quais os exames necessários para o diagnóstico correto, quais os fatores de risco e como tratar a doença?

O QUE É CÂNCER DE MAMA?



O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 



A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

FATORES DE RISCO



Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:


_ Histórico familiar


_ Menstruação precoce

_ Menopausa tardia

_ Reposição hormonal

_ Colesterol alto

_ Obesidade

_ Ausência de gravidez

_ Lesões de risco

_ Tumor de mama anterior

SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA



A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama. Entretanto, o nódulo não é o único sintoma de câncer de mama. Veja outros sinais:


_ Vermelhidão na pele


_ Alterações no formato dos mamilos e das mamas

_ Nódulos na axila

_ Secreção escura saindo pelo mamilo

_ Pele enrugada, como uma casca de laranja

_ Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida.

DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA



Além da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem que podem ser feitos para identificar uma alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido coletado da mama. Nesse material da biópsia é que a equipe médica identifica se as células são tumorosas ou não. Caso seja feito o diagnóstico, os médicos irão fazer o estudo dos receptores hormonais para saber se aquele tumor expressa algum ou não, além de sua classificação histológica. O tratamento para o câncer de mama vai ser determinado pela presença ou ausência desses receptores na célula maligna, bem como o prognóstico do paciente.

NA CONSULTA MÉDICA



Chegando ao consultório com a mamografia suspeita para câncer de mama, o médico fará perguntas sobre seu histórico familiar da doença, idade, data de início da menstruação, se você já está na menopausa e outras questões relacionadas a fatores de risco. Depois, fará a análise da mamografia e da biópsia a fim de encontrar o diagnóstico.

Caso você já tenha recebido o diagnóstico de câncer de mama, é importante tirar todas as suas dúvidas com o médico e não deixar nada escapar. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a consulta sobre câncer de mama: Se não entender o médico, peça que repita com termos mais simples ou usando desenhos.

Leve um caderno para a consulta e anote os pontos mais importantes e para levar dúvidas anotadas para as consultas. Caso queira informações adicionais sobre seu caso, peça a seu médico que indique livros, sites ou artigos. Prefira levar um acompanhante para ajudar na assimilação de novas informações. (Roger Campos Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Três Pontas)