A organização do Viva Três Pontas Rodeio Festival comemora o sucesso do evento realizado entre quinta e domingo (02 a 05), no pátio da Fateps. A segunda edição do Viva, versão rodeio, trouxe uma gigantesca estrutura que acomodou bem o público, estimado em 15 mil pessoas todas as noites. As pessoas chegaram cedo para prestigiar as montarias e a Prova dos Três Tambores, que agradou principalmente com a participação de crianças e adolescentes.
A Associação Comercial e Agro Industrial de Três Pontas (ACAI-TP), que assinou a organização do evento juntamente com a Prefeitura Municipal, trouxe a estreia do ACF do Brasil Tour, série de eventos organizados pela ACF do Brasil, nova parceira da maior Liga de Montaria em Touros do mundo. Isto elevou o Viva a um novo patamar de excelência, uma competição de alto nível com reconhecimento internacional. Além dos pontos para o ranking nacional, as montarias também garantiram pontos para o ranking internacional, que qualifica os melhores competidores para a elite do esporte nos Estados Unidos.
A Praça de Alimentação questionada pelos preços, garantiu conforto e segurança, com espaço de convivência, decoração, stands de alimentação e bebidas. Assim foi para quem pode curtir no camarote com serviço de garçons, além é claro da visão privilegiada para o palco e toda a arena.
O Viva recebeu a visita dos prefeitos de Boa Esperança e Ilicínea, Hideraldo Henrique e Nirlei Cristiani, respectivamente, além do ex-jogador Luizão que já vestiu as camisas Corinthians, Palmeiras e clubes do exterior.
Os shows agradaram desde os mais jovens aos mais experientes e apaixonados pela música sertaneja. O show de Zé Neto e Cristiano abriu a festa com grande destaque ao sertanejo universitário e casa cheia. Matheus e Kauan agitaram a moçada com hits além do estilo universitário, mais moderno. Gian & Giovani agradaram a todos, mesmo subindo no palco a 1 da manhã. Eles tinham acabado de chegar de um show em Goiânia, da turnê “Minha História” A turma mais jovem cantou junto com aqueles que não esqueceram das canções que marcaram o Brasil na década de 80 e 90, junto a modões de outras duplas que também tem letras inesquecíveis. Artistas locais se apresentaram antes e depois dos shows no palco principal e em uma área reservada do camarote.
Para o presidente da Associação Hugo Lima, ao terminar o Viva Três Pontas Rodeio Festival, o sentimento é de dever cumprido. Resultado de muito trabalho, noites sem dormir, deixando a vida pessoal e os negócios durante muitos dias que anteciparam a festa. Importante dizer que o trabalho é voluntário. Sobre as críticas que recebeu, Hugo diz que as absorve e que são sempre bem vindas na busca por melhorar aquilo que talvez não tenha saído como o planejado.
Ainda segundo o presidente da Associação, já era esperado um pouco de fila na primeira noite, pela dimensão do show e a procura de ingresso, porém, justifica que houve um problema para a liberação do parque, por causa de uma modificação que precisou ser feita determinada pelo Corpo de Bombeiros. A emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) chegou cerca de 1h30, após o horário previsto para a abertura dos portões. “A festa teve o AVCB e estava toda regularizada, inclusive com alvará”, revelou Hugo. A partir do terceiro dia a fila foi mais rápida e todos os dias houveram uma média entre 14 e 15 mil pessoas.
O secretário de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, acrescentou que foram quatro dias de muita alegria, paixão pelo agro, pelo rodeio, pelos shows e pela festa como um todo. Uma festa pacífica feita para as famílias, que serviu também para homenagear um ilustre trespontano, que ganhou a atenção do mundo. Dionathan Antunes de Almeida, que recebeu o título de Campeão Mundial de Cup Taster 2024. Ele se tornou o campeão do campeonato de provador de café batendo alcançando o recorde mundial. Funcionário das fazendas Caxambu e Aracaçu, Carmem Lúcia Chaves de Brito subiu ao palco no segundo dia e junto com Alex o homenageou.
“Três Pontas além de terra de Milton Nascimento, Wagner Tiso, da música, fé e do café, se tornou a terra de Dioninha e agora também do rodeio”, alertou Alex, que explica que TrÊs Pontas passou a ser sede do circuito de rodeios da Pibier pela ACF.
A Secretaria de Cultura não para. Os esforços se voltam mais intensos para o Encontro de Companhias de Reis e o Festival Canto Aberto. Com inscrições abertas, para as etapas estudantil, local e nacional, a corrida agora é fechar uma agenda de shows. Dois estariam fechados e um terceiro está em estudo de viabilidade.
A Polícia Militar também fez um balanço positivo do Viva Três Pontas Rodeio Festival, que não registrou nenhuma ocorrência grave. Houve apenas o furto de uma caminhonete em um estacionamento, mas ela foi recuperada na zona rural de Machado. “Temos um sentimento de sucesso, com um evento tranquilo. Foram dias de muito empenho por parte da Polícia Militar, que recebeu reforço do 24º Batalhão da Polícia Militar de Varginha. Ele reconhece o planejamento feito pela Prefeitura que foi bem executado. O apoio de muitos seguranças na parte interna do pátio da Fateps foi fundamental, deixando a PM responsável pela parte externa. Foram pouquíssimas ocorrências registradas em decorrência do Viva Três Pontas, sem a participação de quadrilha especializada em furtos, que atuam neste tipo de eventos furtando celulares.