Com um forte aparato, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Internet Banking, que visa desarticular o tráfico de drogas no bairro Padre Victor, em Três Pontas. Policiais cumpriram 9 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em três bairros da cidade, no Califórnia, Turmalinas e 7 no Padre Victor. Ao todo 5 pessoas, entre 20 e 29 anos foram conduzidas à Delegacia e 4 homens presos em flagrante. A operação contou com apoio aéreo do helicóptero Carcará e do Canil, ambos de Belo Horizonte.
De acordo com o delegado Dr. Gustavo Gomes, as investigações começaram a partir de prisões e abordagens realizadas nos últimos anos pelas polícias Civil e Militar que arrecadaram droga, dinheiro e aparelhos telefônicos, especialmente no primeiro semestre de 2023. “Conseguimos reunir informações, fomos trabalhando todas elas, acessando conteúdos de aparelhos celulares e percebemos que dentro do bairro Padre Vitor, havia uma associação e organização bastante estável para a venda de drogas. Parte destas pessoas foram alvos dos mandados judiciais cumpridos hoje”. Nos locais específicos de maior relevância, os policiais contaram com o trabalho do Canil de Belo Horizonte.
Dr. Gustavo explica que os traficantes tem inovado, fazendo a venda de drogas e recebendo via PIX e transferências bancárias. Os investigadores atuaram nesta frente e identificaram transações entre estes alvos. A polícia não encontra mais grandes quantidades de dinheiro em biqueiras como estas, que não vendem tanto no varejo. “Percebemos uma movimentação financeira bastante rentável entre eles. As investigações vão continuar para mostrar ao Poder Judiciário o envolvimento de outras pessoas, que devem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico”, detalhou o delegado.
O inspetor da Polícia Civil Guilherme Rodrigues, conta que todos estes acusados já são conhecidos no meio policial, tem passagens e alguns já foram alvos de operações da Polícia Civil. Um deles, foi preso em dezembro de 2018, durante a Operação Cavalo de Tróia, no mesmo lugar. Em uma casa alugada exclusivamente à traficância – na Rua São Paulo, em frente a Praça do bairro Padre Vitor. Ele foi preso na época ficou pouco tempo no Presídio, saiu e voltou a atuar no crime, em um imóvel que continuava sendo monitorado. A casa tinha intenso movimento de usuários e câmeras vigiando quem ia até lá comprar drogas e principalmente a chegada da polícia.
A operação resultou na apreensão de 120 porções de cocaína, de diferentes tamanhos, 25 pedras de crack, 8 porções de maconha, 11 munições, R$2,2 mil em dinheiro, 5 aparelhos celulares, três balanças de precisão, equipamento de videomonitoramento, além de apetrechos e anotações para o tráfico.
Os presos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil onde prestaram depoimento e encaminhados ao Presídio da cidade.
A ação contou com 50 policiais civis e delegados das cidades de Três Pontas, Varginha, Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Três Corações e Lavras, além do apoio aéreo e do Canil da Polícia Civil ambos de Belo Horizonte.