Por Loui Jordan
A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro teve um capítulo importante, protagonizado no Maracanã. Flamengo e Internacional se enfrentaram, o jogo valia o título para o Colorado e a liderança para o Rubro-negro, em jogo quente pelas polêmicas e pelos ingredientes, o clube da Gávea venceu por 2 a 1 e assumiu a ponta da tabela faltando apenas uma rodada para acabar o torneio de pontos corridos.
1º tempo
O grande jogo no Maracanã começou com um Internacional mais solto ofensivamente, mais “desarmado”. Já o time da casa, o Flamengo tinha um certo controle do jogo, mas encontrava dificuldade na circulação de bola próximo à área. Quem abriu o marcador foram os visitantes, em bela jogada dos meias colorados, a bola foi parar na lateral-esquerda com Moises, que cruzou para o centroavante Yuri Alberto, que foi puxado pelo zagueiro flamenguista, Gustavo Henrique. O pênalti foi marcado e muito bem convertido por Edenílson, aos 11 minutos o placar apontava 1 a 0 para o Inter.
A outra chegada do Inter com perigo foi logo após o gol, aos 13, quando Yuri Alberto finalizou mal próximo ao gol de Hugo Souza. O Flamengo aos poucos foi ganhando espaço no campo ofensivo, principalmente com Bruno Henrique e um jogador que criou algumas jogadas pelo meio foi Éverton Ribeiro, mas sem grande perigo. Contudo, o Flamengo conseguiu empatar, em bela trama de Felipe Luís com Bruno Henrique, aos 28 minutos, o ponta rubro-negro foi na linha de fundo e deu um ótimo passe para Arrascaeta que empatou o jogo. Falando no Arrasca, foi discreto, mas quando apareceu foi agudo, como de costumo.
O Inter no final até colocou uma bola na trave em um chute desviado de Rodinei, mas em resumo, o Inter cedeu mais campo do que se imaginava, embora no final tenha “respirado” um pouco prendendo a bola no campo de ataque.
2º tempo
A segunda etapa começou com o retrato do primeiro tempo, o Inter mais defensivo e o Rubro-negro tentando a qualquer custo virar o jogo, no entanto, o duelo começou com um ritmo normal. Um lance muito polêmico e capital no duelo, foi a expulsão do lateral-direito Rodinei, o defensor do Colorado aos 3 minutos pisou no tornozelo de Felipe Luís, o árbitro Raphael Claus aplicou cartão vermelho para Rodinei. Com um jogador a menos, o Inter fisicamente caiu de produção, mas não desistiu.
O técnico Rogério Ceni, do Fla, promoveu mudanças na equipe afim de liquidar o jogo tendo a vantagem numérica. Com o time da Gávea tendo mais velocidade na circulação da bola, mais uma vez Arrascaeta deu um de seus passes magistrais e encontrou Gabigol que marcou o gol da virada aos 17 minutos.
Em teoria, pelo enredo do jogo, a tendência era o Flamengo pressionar para fazer mais um gol, mas não, cedeu espaço ao Inter que não conseguiu fazer absolutamente nada, no final o Flamengo criou grandes chances, afinal de contas, o Inter estava espaçado. Por fim, teve até gol anulado dos donos da casa no final, e uma grande polêmica que será debatida por muito tempo. O Flamengo não jogou um grande futebol, teve espaço no final, o Inter foi muito estratégico até a expulsão, que visivelmente atrapalhou e muito, agora o rubro-negro, é o líder com 71 pontos, o Inter está logo atrás com 69.
Disputa pelo título na última rodada
O 38º e último encontro do Brasileirão acontecerá na quinta-feira (25) com todos os jogos acontecendo às 21h30. O agora líder, Flamengo, visitará o São Paulo, já o 2º colocado, Internacional, receberá o Corinthians. Historicamente existe uma rivalidade grande entre Colorados e Corinthianos, e também historicamente o Flamengo costuma ter muita dificuldade diante dos tricolores, portanto, nenhuma taça está garantida.
Em tese, pelo momento, o Flamengo passa a ser um pouco mais favorito, até pela pequena vantagem na tabela. O confronto no Maracanã definitivamente mudou o cenário do Campeonato Brasileiro de 2020, embora ambas as equipes, tanto Fla, quanto Inter, ainda chegam com chances na última rodada.