Por Loui Jordan
A Copa América deste ano foi suspensa pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) no início da noite de ontem, domingo (30). O motivo mais uma vez é a pandemia no Novo Coronavírus, a intensificação da disseminação tem preocupado muito a entidade que rege o futebol na América do Sul e também as autoridades do país sede, no caso, a Argentina.
Vale informar que a priori eram duas sedes, Colômbia e Argentina, os colombianos deixaram a organização da competição devido aos intensos problemas sociais que a sociedade colombiana vive, restando apenas um país sede. No caso argentino o que pesa é a situação epidemiológica gravíssima, o que acarretou na suspensão da competição, que aliás, não está descartado o cancelamento da mesma.
O Conselho da Conmebol irá se reunir na manhã desta segunda-feira (31), a reunião traçará novas perspectivas de possibilidades ou quem sabe, o cancelamento do torneio. Para se ter uma base, o ministro do Interior da Argentina, Wado de Pedro, antes mesmo do pronunciamento de suspensão, havia declarado que era praticamente inviável sediar essa Copa América nas condições atuais.
A Copa América de 2021 está programada para começar no dia 13 de junho e ser encerrada no dia 10 de julho. A competição seria sediada em dois países pela 1ª vez na história, a Conmebol busca uma nova sede, vale lembrar que a final da Copa Libertadores da América de 2018 foi em Madrid, embora por motivos totalmente diferentes, mas na ocasião foi em outro continente. Muitas coisas devem mudar e as próximas horas serão decisivas, a tendência é que caso não se chegue em um acordo para uma nova sede, acessível e segura, o torneio deste ano será cancelado.