Por Loui Jordan
Os confrontos da fase mata-mata e o chaveamento até a decisão da Copa Libertadores da América, foram traçados na tarde desta terça-feira, dia 1 de junho. O sorteio para definir os duelos foi feito na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, as bolinhas da sorte foram boas para os brasileiros, embora Atlético Mineiro e São Paulo tenham adversários “chatos” pela frente.
CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL
Defensa y Justicia-ARG x Flamengo
Boca Juniors x Atlético-MG
Universidad Católica-CHI x Palmeiras
Cerro Porteño-PAR x Fluminense
Vélez-ARG x Barcelona-EQU
São Paulo x Racing-ARG
River Plate-ARG x Argentinos Juniors-ARG
Olimpia-PAR x Internacional
Palmeiras e a dupla Fla-Flu se dão muito bem no sorteio!
Os três brasileiros que mais se deram bem no sorteio das oitavas da Libertadores, foram Palmeiras, Flamengo e Fluminense, principalmente a dupla Fla-Flu pela questão do chaveamento. Embora a Libertadores seja um torneio traiçoeiro, o Palmeiras mais uma vez é agraciado pelo sorteio, a Universidad Católica tem qualidade, mas não se compara ao nível do atual campeão, que aliás, tem sido questionado, mas é bem favorito.
O Defensa y Justicia também é um time bom, tanto que foi campeão da última Copa Sul-Americana e campeão da Recopa Sul-Americana, é um time competitivo, mas se o Flamengo for o Flamengo habitual, avançará. O rubro-negro tem mais time, joga um futebol de maior qualidade e está em um outro nível, mesmo o time da gávea não tendo um histórico tão excelente assim na competição continental.
Por último, o Flu, time bem treinado por Roger Machado e que se recuperou na última rodada diante do poderoso River Plate. O time das laranjeiras atualmente é melhor que o Cerro, talvez os paraguaios sejam os mais frágeis do mata-mata, o Flu se mantiver seu futebol competitivo, pode chegar bem até as semifinais.
São Paulo, Atlético e Inter possuem totais condições de vencerem seus adversários
O fato de os jogos das oitavas começarem a ser disputados somente no dia 13 de julho, é bom para São Paulo, Atlético e Internacional. O tricolor terá um adversário “enjoado” pela frente, o Racing, enfrentar times argentinos muitas vezes é ruim, esse confronto já aconteceu na fase de grupos e o São Paulo teve dificuldade, embora na capital paulista tenha utilizado os reservas. Sem dúvida, o São Paulo tem condições de eliminar o Racing, mas é jogo chato, vale lembrar que o Racing eliminou o Flamengo nas oitavas da temporada passada.
O Galo é outro clube que vai encarar um adversário chato, o Boca Juniors. É verdade que o gigante argentino não vive seus melhores momentos, mas é um time que encara como ninguém a Libertadores, tem potencial de dificultar e eliminar o clube brasileiro. Porém, o Atlético se estiver mais ajustado e preparado, tem mais condições, o elenco é muito melhor e o time titular tem mais qualidade, a questão é que o time mineiro até agora não foi desafiado na temporada, pelo contrário, foi o melhor time em pontuação da fase de grupos, muito pelo fato de ter caído em um grupo acessível.
De fato, a situação do Galo é uma incógnita, mas quem passa menos confiança é o Inter. Mesmo com o Colorado encarando um Olimpia que tem tradição, mas atualmente deixa a desejar, o confronto é muito perigoso. Os gaúchos têm ferramental técnico para se aprimorar até o momento do duelo, mas até esse instante o Inter não consegue ter um “time”, mais do que isso, ser competitivo. Portanto, em condições normais de pressão e temperatura, o Inter seria tido como favorito, mas hoje precisa evoluir muito pra isso.
Em questão de chaveamento, o Flamengo se deu bem, é possível até comparar com a situação do Palmeiras na edição passada, já o Galo em termos de projeções pode encarar como vai, clubes de peso extremamente relevante e que na hora H, crescem. Até aqui não existe um favorito para levantar a taça. A título de informação, a final única está prevista para o dia 21 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.