Por Loui Jordan
A possante Copa América 2021 conhecerá um de seus finalistas na noite de hoje, segunda-feira (5). Isso porque o Brasil enfrentará o Peru pelas semifinais, jogo marcado para às 20 horas no Estádio Nilton Santos, reeditando mais uma vez a final da edição de 2019. Assim como o Brasil é favorito, o time segue sem convencer, mesmo assim tem bem mais condições de disputar a decisão no Maracanã novamente. Confira abaixo os duelos das semifinais:
Semifinais da Copa América
BRASIL X PERU / Segunda-feira (05) – 20h
ARGENTINA X COLÔMBIA / Terça-feira (06) – 22h
Brasil é mais favorito em seu confronto do que a Argentina
O Brasil que joga em casa e não convenceu em nenhum momento até aqui, segue cobrado e fazendo testes. O técnico da seleção Canarinho, Tite, já experimentou algumas formações e escalações diferentes, mas a essência do estilo de jogo sempre foi a mesma desde o início dessa Copa América.
Os peruanos já foram goleados pelo Brasil nessa mesma edição, não é um time perigoso, mas pode aprontar, no entanto, espera-se um futebol mais decente do Brasil, que deve ter Paquetá no time titular, não só pelo gol que colocou o Brasil na semi, mas pela ausência certa do atacante Gabriel Jesus.
Nesse duelo, existe uma discrepância técnica, além disso, com Neymar em campo e focado, fica mais complicado para o Peru, que até aqui já fez muito, chegando onde chegou. A seleção do Peru pode surpreender defensivamente, pois ofensivamente é muito difícil. Já no outro duelo, o negócio é um pouco diferente, a Argentina é ligeiramente favorita, por mais que tenha o melhor jogador da competição até aqui, Messi.
Os argentinos foram mais eficazes diante do Equador na fase anterior, defensivamente não é um time seguro e na parte ofensiva depende muito do brilho de Lionel Messi. Os Hermanos definitivamente dependem de Messi, assim como o Brasil, de Neymar, o diferencial é que coletivamente o Brasil tem potencial para ser muito melhor.
Os adversários de Messi e companhia serão os colombianos, que aliás, fizeram jogo duro com o Brasil na fase de grupos e eliminaram o Uruguai. A Colômbia tem um time “internacionalizado”, jogadores de qualidade em cada setor do campo, além de um jogo muito físico e contundente, caso os argentinos não avancem, não será surpresa.
Por fim, é notório que o público queira um Brasil e Argentina na decisão, pra isso é preciso melhorar e melhorar. Por incrível que pareça, o único adversário que pode de fato impor um jogo mais forte que o Brasil, é a Argentina, claro, qualquer um pode passar para final, inclusive o Peru, mas mesmo o Brasil criticado, ainda é o maior e de um tempo pra cá, disparado a melhor seleção do continente. É bem mais favorita para chegar a decisão do que a Argentina, que também é, porém, com menos porcentagem.