Por Loui Jordan
A 6ª e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América foi encerrada na noite desta quinta-feira (27). Dos clubes brasileiros, apenas o Peixe ficou pelo caminho e não avançou para as oitavas de final, no entanto, alguns clubes avançaram devendo futebol, outros fortalecidos e mais, Atlético e Palmeiras possuem as melhores campanhas, mas ainda com pontos de interrogações. Confira abaixo os resultados da última rodada:
RESULTADOS DA 6ª RODADA (CLUBES BRASILEIROS)
Terça-feira (25)
River Plate (ARG) 1 X 3 Fluminense (GRUPO D)
Atlético Mineiro 4 X 0 Deportivo La Guaira (VEM) (GRUPO H)
São Paulo 4 X 0 Sporting Cristal (PER) (GRUPO E)
Quarta-feira (26)
Internacional 0 X 0 Club Always Ready (BOL) (GRUPO B)
Barcelona (EQUA) 3 X 1 Santos (GRUPO C)
Quinta-feira (27)
Flamengo 0 X 0 Vélez Sársfield (ARG) (GRUPO G)
Palmeiras 6 X 0 Universitário (PER) (GRUPO A)
Galo e Palmeiras com as melhores campanhas, Flamengo fica devendo
Muito embora Atlético e Palmeiras tenham avançado com as melhores campanhas, Galo e Verdão possuem pontos de interrogação. Um desses pontos, diz respeito ao nível de enfrentamento, ambos caíram em grupos menos complicados e não foram fortemente testados.
Obviamente que o Atlético de Cuca evoluiu e já possui muita qualidade, mas ainda pode extrair mais, muito mais. O Palmeiras está caminhando no mesmo sentido, é um time eficiente e vencedor, mas pratica um jogo burocrático em momentos emblemáticos, até o começo do mata-mata podem se aperfeiçoar mais, são tidos como fortalezas, entretanto, necessitam apresentar e solidificar mais essas “fortalezas”.
Por falar em time considerado forte, o Flamengo não engrenou na Libertadores. O rubro-negro carioca segue tendo o time de maior potencial técnico e sendo ofensivamente o mais talentoso, mas nessa 1ª fase o time se mostrou defensivamente despreparado e não conquistou a confiança da torcida. Segue sendo forte e um time cujo o jogo seja legal de assistir, evidentemente que o Flamengo não repetirá a mesma performance de 2019 tão cedo e isso nem deve ser cobrado. O time dirigido por Ceni parece nunca estar “perfeito” para o treinador, por mais que ele tente sempre adequar o time frente às queixas encontradas nas partidas.
Pontuação versus rendimento, São Paulo e Fluminense estão testados!
São Paulo e Fluminense são as equipes que saem mais fortalecidas até o momento. O tricolor do Morumbi avançou em 2° lugar no seu grupo, mas se mostrou competitivo e agora alimentado com o Título paulista, o “semblante” está diferente, o São Paulo na maioria das vezes joga bem e obtém resultados. É bem verdade que não foi tão testado assim, mas tem um time, uma maneira de jogar, isso é uma base sólida para a equipe, dos times do pote B, ao lado do River é o mais temido.
O outro tricolor, o Fluminense, além de passar em 1° em um grupo “chato”, mostrou capacidade de recuperação. O Flu que foi justamente criticado pelo jogo apático na final do carioca, corrigiu defeitos do meio campo sobrecarregado, para bater o River na Argentina e assegurar a liderança do seu grupo. É um time com virtudes, nem sempre aplica bem a ideia do treinador, mas se tornou um time valente e capaz de desafiar as adversidades, mesmo com elenco menos robusto.
Santos não avança ao mata-mata e Inter é até o momento uma decepção
Finalizando a avaliação dessa fase de grupos, o Santos sem dúvida foi inoperante e não repetiu nem a metade da performance da última temporada. O clube que não tem um grande elenco e poderio econômico, não se firmou em momento algum e foi derrotado pela sua capacidade, que ainda pode mais, mesmo não sendo suficientemente bom para competir em alto nível nessa Libertadores.
Por fim, o Inter, avançou com ressalvas, mesmo sendo 1° colocado. O grupo era o mais “tranquilo” e mesmo assim o Inter em nenhum momento se mostrou coletivamente pronto, pelo contrário, demonstrou pouca simetria tática e ainda não deu “liga” na temporada. Certamente se não evoluir para o mata-mata, será presa fácil.
Os confrontos da próxima fase e o chaveamento até a decisão, serão conhecidos na terça-feira, dia 1 de junho, às 13h pelo horário de Brasília, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A final única está prevista para o dia 21 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.