Por Loui Jordan
Os finalistas do Campeonato Mineiro 2021 estão definidos. Galo e Coelho estão na decisão da 107ª edição do torneio estadual, o posto de campeão mineiro será decidido em dois jogos, nos dias 16 e 23 de maio. O Atlético passou pelo Tombense sem dificuldades, já o América foi mais sólido que o Cruzeiro para ocupar vaga na final. Confira os resultados das semifinais abaixo:
CAMPEONATO MINEIRO 2021 – SEMIFINAIS
Jogos de ida
TOMBENSE 0 X 3 ATLÉTICO-MG
CRUZEIRO 1 X 2 AMÉRICA-MG
Jogos de volta
ATLÉTICO-MG 1 X 1 TOMBENSE
AMÉRICA 3 X 1 CRUZEIRO
Atlético passa com facilidade pelas semifinais
O Atlético Mineiro passou pelo Tombense sem sofrer, o primeiro jogo catapultou todo o confronto. Após vencer na ida por 3 a 0, o segundo duelo foi protocolar, mesmo com time mesclado, o Galo foi melhor, principalmente na 1ª etapa. O Galo cresceu no momento perfeito, além de estar produzindo bem ofensivamente, o time conquistou equilíbrio, além de ter seu grande jogador, Hulk, se reencontrando com o bom futebol.
O atacante tem feito gols e participado das jogadas ofensivas, após o desentendimento com o técnico Cuca, parece que as coisas começaram a dar resultado. Falando em Cuca, o treinador aos poucos vai começando a colocar seus traços na equipe, o Atlético sempre foi favorito no estadual, mas nas últimas semanas estava sendo questionado de forma justa.
O Tombense por sua vez, oscilou em certo momento do campeonato, mas na reta final, mostrou sua força e capacidade. Mais uma vez, a equipe de Tombos se sagrou campeã do Interior, a temporada passada foi finalista, dessa vez o time não conseguiu manter o nível, teve dificuldades em furar a defesa atleticana, principalmente no segundo jogo, praticamente não assustou, tanto que conseguiu fazer um gol em 180 minutos.
América não joga em seu nível máximo, mas avança!
O América segue sendo América, não é um time brilhante, mas esforçado, e atualmente, mais organizado e melhor que o Cruzeiro. Um dos setores de maior disparidade é o meio campo, o Coelho soube usufruir do meio quando precisou, é um time que sabe mais o que fazer, mesmo não tendo Bruno Nazário fazendo boas semifinais.
Nos dois duelos, a Raposa se mostrou competitiva, mas limitada, ainda não possui o mesmo desenvolvimento coletivo que o América conquistou. É bem verdade que o Cruzeiro não sofreu, como sofreu no jogo pela 1ª fase, mas é um time que ainda não adquiriu a casca que precisa adquirir caso queira subir para a elite do Futebol Brasileiro.
Em resumo, o América é mais afinado que o Cruzeiro, venceu os dois jogos, dominou as estatísticas, mas não foi tão superior, foi apenas mais efetivo e organizado, o que significa dizer que hoje é melhor.
Galo é favorito, mas o América é o pior adversário para o Atlético!
Por mais que o América e o treinador Lisca “Doido” tenham obtido bons trabalhos e resultados nos últimos anos, o Atlético Mineiro é favorito. Além de ter melhor campanha, tem um elenco bem melhor e mais recheado, atua em um nível mais elevado e tem um investimento muito maior.
Trata-se da 15ª final seguida do Atlético no Campeonato Mineiro e mais uma participação protagonista do América no torneio. O Coelho é mais entrosado e está mais pronto, mas o Atlético tem a capacidade individual a seu favor, além de ter se reencontrado com o futebol satisfatório nos últimos dias. O detalhe está no encaixe dos times, enquanto a rivalidade seria pior para o Atlético enfrentar o Cruzeiro, em termos de estratégia, tática e nível de equipe coletiva, é pior enfrentar o América. Portanto, o Galo é favorito, nem muito e nem ligeiramente favorito, apenas favorito, no entanto, as equipes chegam em pé de igualdade no que diz respeito a bom momento.