A 1ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Três Pontas foi muito diferente do habitual, que quem acompanha as reuniões acostumava a ver. Quem chegava era recebido com uma música instrumental executada na sonorização do Plenário. Na Mesa Diretora, havia um vaso de flor no canto direito. Até chegar o horário, todos os vereadores permaneceram na parte interna, atrás do Plenário Presidente Tancredo Neves. No horário certo, as 18:30, todos eles entraram, juntos, e ficaram no centro entre as bancadas. Ali deram as mãos, enquanto a vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PL) fazia a leitura de um texto bíblico. Em seguida, a única vereadora desta legislatura se juntou aos colegas e eles fizeram a oração do Pai Nosso, como é tradicionalmente feito no início de cada sessão.
O Pequeno Expediente foi usado pelos vereadores na Tribuna serviu ainda para dar as boas vindas aos colegas e demonstrarem a vontade que eles estão ao trabalho. Nem todos se manifestaram, mas a maioria falou dos problemas que a cidade enfrenta e dos desafios que terão pela frente como legítimos representantes do povo. Alguns dos novatos pediram paciência, até se acostumarem com os procedimentos legislativos e a forma de se manifestarem durante as reuniões.
O presidente Myller Bueno de Andrade (PSD), antes de começar a anunciar os colegas, pediu que eles respeitassem os cincos minutos, sem que tenha que interpelar ninguém. O vereador Alexandre Corrêa do PSB foi o primeiro a falar. Ele disse que não domina falar para um público grande, mas espera que as pessoas entendam que tudo é novo para ele e que caso saia algo errado, que as pessoas o perdoem. Alexandre leu um texto falando de dois problemas que ele enxerga – a saúde e serviços essenciais. Para uma área que ele atua, citou um caso da morte de um paciente que morreu esperando atendimento no Rio de Janeiro (RJ). Alexandre é enfermeiro e já atuou em várias unidades de saúde do Município.
Já Geraldo José Prado (Coelho – PSD) concordou com a fala do colega e lembrou do seu discurso de posse, quando ele foi vaiado ao criticar servidores públicos. Disse que isso foi dos “baba ovo” do prefeito. Mas, afirmou que postou sua fala em sua rede social e teve mais de 30 mil visualizações, mil comentários e só elogios.
Coelho depois registrou que o prefeito Luisinho foi nos postos de saúde e está ciente do que está acontecendo na saúde e irá fazer um bom governo, porque ele é da área e tem ao lado o jovem vice prefeito Maycon Machado, que é uma grande promessa política.
Já o vereador Roberto Donizetti Cardoso (Robertinho – PL), elogiou a nova Administração pelos dois projetos protocolados na Câmara, que trata do reajuste de 7,5% e do aumento do valor pago no auxílio alimentação para R$800. Ele criticou a gestão anterior, afirmando que deixou a cidade cheia de buracos e terminou cobrando a realização do Concurso Público, dando oportunidade e melhorando as condições financeiras do Instituto de Previdência (IPREV).
Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó – PSB), focou nos problemas que a chuva do fim de semana trouxe na cidade – a falta de energia elétrica, do sinal de telefonia e de água. Ele disse que nos últimos anos houve a instalação de grandes indústrias no Município e com isso a necessidade de uma carga maior para atender a demanda, mas pelo que viu, não teve o pedido de aumento da capacidade de fornecimento de energia junto a Cemig. A falta de energia afetou a Estação de Tratamento (ETA) de Sete Cachoeiras, que na visão de Popó precisa de um gerador para que não ocorra mais isso.
A vereadora Valerinha falou também da cerimônia de posse, que excedeu o tempo, mas por um motivo necessário, pois precisava falar o que disse na Tribuna, um desabafo daquilo que ela sentiu com a Eleição da Mesa Diretora. Ela pediu desculpa e falou ao presidente Myller que isso não irá mais ocorrer. Ela já recebeu demandas e já protocolou ofícios junto ao Poder Executivo.
Já o vereador Maciel Ramos (Republicanos) pediu também paciência aos novatos, que estão conhecendo como é o funcionamento do Poder Legislativo. Ele diz estar satisfeito por ter sido recebido no gabinete do prefeito Luisinho que ouviu seus pedidos e se colocou sempre a disposição. Maciel diz não ter muito o que falar nesta primeira sessão, mas que não vai faltar empenho de nenhum dos vereadores.
Daniel de Paula Rodrigues do PV agradeceu o empenho da equipe da Câmara, para realizar solenidade de posse no dia 1º de janeiro. Agradeceu a população pela confiança nele e destacou na maior parte do seu tempo, os problemas das fortes chuvas. Sobre a questão do gerador, diz que esteve com o novo diretor do SAAE Marcelo Chaves que falou que apenas investir alto em gerador não resolve o problema.
Por último, Daniel falou do problema dos horários de manhã com o transporte público, que precisa ser resolvido. Muita gente precisa de linha antes da sete para ir trabalhar e pelo que as pessoas tem dito, elas teriam sido retiradas, começando a rodar a partir das sete horas.
O vice presidente da Câmara Rodrigo Alexandre Silva (Rodrigo Investigador – União Brasil), focou seu discurso na sua principal bandeira de campanha que é a segurança pública. Conclamou a todos os órgãos, citando a Polícia Militar, Polícia Penal para estarem junto a Polícia Civil, citando seu chefe, Dr. Gustavo Gomes que estava na plateia, para estarem juntos em prol de garantir cada vez mais a segurança à população. Apesar de ter um dos menores índices criminais da região, sobretudo crimes violentos, o trabalho é sempre preventivo. A equipe que ele integra na Delegacia de Polícia Civil, não mede esforços para apurar os crimes mas o melhor é preveni-los. Ele citou sua preocupação com a segurança na zona rural. Por isso, esteve com o Tenente Jaques comandante da Polícia Militar do Meio Ambiente para que juntamente com a Patrulha Rural façam patrulhamentos noturnos.
Rodrigo Investigador colocou seu mandato a favor da segurança, com respeito, diálogo e ética. Ele concluiu parabenizando e desejando sorte ao prefeito e vice Luisinho e Maycon que são vocacionados, mas que dependem de uma série de fatores para ter uma excelente gestão.
A cada fala dos vereadores, o presidente Myller Bueno interagia com quem havia deixado a Tribuna, demonstrando estar antenado e atento às demandas apresentadas e as necessidades da população. A postura do novo Chefe do Executivo é firme e apesar de ser ainda a primeira reunião ordinária, a expectativa é de que ele tenha pulso firme para presidir as reuniões e as exceções sejam bem raras.
Câmara mantém servidores
Apesar de ter dois projetos protocolados pelo Executivo, as propostas que tratam do reajuste anual dos servidores e do aumento do abono alimentação, ainda não passaram pelas Comissões, que acabaram de ser formadas. Por isso, eles devem ser votados na próxima semana.
Nesta primeira sessão, a indicação de manter os dois servidores contratados formou a Ordem do Dia. A indicação do consultor jurídico da Câmara, Dr. Marcelo Damasceno Braga e da Assessora Administrativo Legislativo, Elisângela Maria Santana. Alguns vereadores elogiaram ambos pela forma com que trabalham e demais colaboradores, atendendo muito bem a todos, principalmente a população e as indicações foram aprovadas por unanimidade.
Comissões Técnicas são formadas
O secretário da Mesa Diretora, vereador Matheus “Pneumar”, leu a pedido do presidente Myller Bueno a portaria assinada pelo presidente Myller Bueno com a formação das Comissões Técnicas de Estudo, para o biênio 2025/2026. Elas se reúnem semanalmente para analisar e discutir os projetos de leis, seja do Executivo ou dos próprios vereadores.
Veja como ficou a formação das comissões:
Comissão de Justiça e Redação: Presidente Rodrigo Investigador, relator Geraldo (Coelho) e membro Robertinho.
Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Presidente Professor Popó, relator Daniel Rodrigues e membros Alexandre Corrêa e Maciel Ramos.
Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura: Presidente Valerinha, relator Antônio do Lázaro, membros Matheus “Pneumar” e Robertinho.
Primeira Comissão de Acompanhamento Orçamentário: Presidente Rodrigo Investigador, relator Alexandre Correa, membros Daniel Rodrigues, Professor Popó e Maciel Ramos.
Segunda Comissão de Acompanhamento Orçamentário: Presidente Matheus “Pneumar”, relatora Valerinha, membros Antônio do Lázaro e Geraldo (Coelho).