Fotos: Equipe Positiva

 

A caminhada de 110 devotos foi concluída antes das 6h da manhã deste sábado (19), no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Partindo do Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas, a Romaria Romeiros Amigos da Fé refez o trajeto de estradas de terra, trilhas, montanhas, serras e trechos de asfalto, tudo a pé, em demonstração de sacrifício movido pela fé na Padroeira do Brasil.

A data proporcionou que o número de romeiros aumentasse e, em oração constante, estes homens que têm orgulho de demonstrar a devoção em Deus e o respeito a Nossa Senhora Aparecida percorreram em média 280 quilômetros até o destino final.

Sempre nas madrugadas, com horas de sono reduzidas. Entre 1 e 2 horas da manhã, os romeiros se levantavam para partir ao próximo destino. Saindo de Três Pontas, a primeira parada foi em Varginha, na sede da Romaria do Zuca. O trajeto todo foi por asfalto, o que exigiu atenção redobrada, por conta também das obras na rodovia MG 167. De lá, um dos caminhos mais longos, vai de Varginha a Cambuquira. Passamos pela balsa na Flora, ainda sem o dia clarear. Em Cambuquira, mais um trajeto bastante cansativo para Olímpio Noronha. Em Cristina, ficamos alojados em um clube de lazer e pudemos ter uma tarde refrescante em uma bela piscina. De lá, seguimos em um trecho de serra para o Distrito Rio Claro, em Delfim Moreira, última parada em Minas Gerais. Lugar pacato, de gente simples, que não se importa com a falta de comunicação. Lá não tem sinal de celular e a internet nos imóveis é bastante precária. Nos acomodamos em uma Capela do Velório que foi desativada e, em frente, no Centro Comunitário do Distrito. Ao lado está a Igreja de São Sebastião, onde participamos da santa missa.

Em Piquete, primeira cidade do estado de São Paulo, encontramos, no alojamento, uma romaria de Jesuânia, que também fazia a caminhada a pé. Quem quis, pôde rezar no Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, igreja com arquitetura diferenciada e um atendimento ao romeiro singular, com informações sobre o padroeiro da paróquia e da cidade, que recebe milhares de romeiros que passam por Piquete ou que visitam a igreja em devoção ao anjo, considerado um dos mais poderosos e o mais famoso dos guerreiros de Deus contra o mal. Junto com os arcanjos Gabriel e Rafael, formam a mais alta hierarquia dos anjos.

De lá para Guaratinguetá (SP), o trajeto maior foi de asfalto. Dificuldade a mais para alguns dos romeiros que caminharam a pé. Na terra, as pedras e, no asfalto, a temperatura desafiava ainda mais a coragem dos peregrinos. Na famosa Guará, ficamos em um lugar deslumbrante, o Espaço Vip, que coloca os visitantes na cidade, mas em contato com a natureza. Desfrutamos de um excelente churrasco, embaixo de enormes árvores e ar puro. De dia ou à noite, ouvimos o barulho do trem logo abaixo do terreno. A Capela do Divino Espírito Santo foi o lugar onde participamos de uma missa celebrada pelo padre Roberto Donizete Carvalho, que ainda proporcionou a adoração ao Santíssimo e, ao final, um encerramento com agradecimentos e homenagens. Alguns ainda foram premiados com brindes doados pelos patrocinadores e com imagens de Nossa Senhora Aparecida, que vieram direto do seu Santuário.

O presidente Odair Marcelinho fez questão de agradecer a Deus, Nossa Senhora Aparecida, ao padre Roberto pela disposição em celebrar as missas quase todos os 7 dias, à equipe da cozinha, que se sacrifica para preparar almoço, jantar e o lanche servido durante a caminhada, à equipe de apoio, que se desdobra para atender bem os que caminham, servindo água, café, leite, refrigerante, pão com carne, manteiga, e, enfim, aos romeiros e seus familiares, por confiarem suas idas e toda a estrutura neste grupo que se uniu e se mantém com o objetivo de demonstrar a fé.

Despedimo-nos com a certeza de que o cansaço será recompensado pelas bênçãos, a nós, nossos familiares e amigos, que colocamos em oração, e pela nossa cidade. Missão cumprida e até 2025, Romaria Romeiros Amigos da Fé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here