O Carnaval de Santana da Vargem mantém viva a tradição das escolas de samba. Elas são subsidiadas pela Prefeitura, este ano cada uma recebeu R$ 20 mil. Toda vez elas trazem gente de várias localidades para desfilar, ou simplesmente para prestigiar e assistir as apresentações na Praça Padre João Neiva, a Praça da Matriz. Seja nas sacadas das residências ou num enorme corredor que é formado na ‘avenida’, todo mundo quer ver o desfile da Escola Unidos do ZQ e do Grêmio Recreativo Escola de Samba Coisa Nossa.
Em 2015, nada foi diferente, eles surpreenderam o público com os carros alégoricos e levaram alegria ao público de domingo a terça-feira. Nos dois primeiros dias, a organização realizou sorteio que definiu o dia de cada uma desfilar. Na noite de terça-feira elas voltaram para se despedir e fechar o CarnaSantana com o brilhantismo que ao longo dos anos enche o olhos dos vargenses e dos turistas que chegam de vários estados.
Carros alegóricos das escolas chamam a atenção
Completando 50 anos de história, a Escola de Samba Coisa Nossa trouxe uma homenagem ao seu fundador, João Dias Araújo, responsável pelo surgimento da festa em terra vargense. Ele morreu em 1994 e deixou para a família e a comunidade o seu legado. “Vamos respeitar a fé e a crença de todos – João Araujo filho do povo”. Personagens que trouxeram tantas alegrias no passado estiveram de volta e um dos que mais chamaram a atenção foi o boi, personagem tão marcante nos carnavais da década de 80 e 90. Foram 255 componentes divididos em diversas alas.
[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/mesmo-sem-disputa-escolas-de-samba-de-santana-da-vargem-surpreendem-a-cada-ano-em-desfile/”]
Mais jovem, porém com uma história de desafios, a Unidos do ZQ mostrou que “pra ser feliz não tem idade”. O enredo foi desenvolvido com a presença dos personagens infantis. A escola ZQ conseguiu viajar pelas histórias infantis, desde o Sítio do Pica Pau Amarelo, ao Reino Encantado da Pequena Sereia Ariel. Foram 250 pessoas, muitas delas crianças. Não passou despercebido na última noite de desfile, a homenagem que a escola fez à filha do prefeito Vitor Elói (PT), Ana Victoria que morreu no dia 17 de outubro do ano passado. Ela tinha 9 anos de idade, teve morte encefálica e sua despedida causou comoção na cidade inteira. Victória desfilava todos os anos na Unidos do ZQ, que trouxe uma faixa com a foto e uma mensagem à menina. Após o desfile ela foi entregue a Vitor Elói que não segurou a emoção e chorou. Isto a exatamente quatro meses de seu falecimento.
[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/mesmo-sem-disputa-escolas-de-samba-de-santana-da-vargem-surpreendem-a-cada-ano-em-desfile-2/”]
Atrações
A festa contou com a participação também de blocos caricatos que foram premiados por uma comissão avaliadora, diferente das escolas que não se competem. Só na Muquia, Scorpions Evolution, Beija Eu, Os Piratas, Jogo de Sedução e Só Brahmus. A noite sempre foi fechada por uma banda de axé. Cada noite uma banda diferente deu ritmo aos foliões mais animados.
Premiação
Como é tradição, todo fim de Carnaval, autoridades discursaram e entregaram aos blocos e escolas um troféu de participação. Esta é uma forma da Administração reconhecer a dedicação que eles tem com a festa e agradecer. Além disso, foliões que chamam a atenção são premiados. Aqueles que se destacam pela alegria, irreverência, criatividade nas fantasias e originalidade ganham troféus.
Participaram do encerramento do Carnaval, o prefeito Vitor Donizete Siqueira, o vice Gleyton de Oliveira, o presidente da Câmara Emerson Araújo, os vereadores Osmani de Paula e Sebastião Araújo, a secretária de Educação e Cultura Silvia Helena Teodoro, o secretário de Administração Geovani Egídio e o comandante do Destacamento de Policia Militar de Santana da Vargem Sargento Marco Faria.
[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/mesmo-sem-disputa-escolas-de-samba-de-santana-da-vargem-surpreendem-a-cada-ano-em-desfile-3/”]
Blocos que foram premiados de acordo com a avaliação feita pela Comissão Julgadora – 1º Jogo de Sedução, 2º Os Piratas, 3º Beija Eu e 4º Sobrahmus.
Da 1ª à 6ª foto, tb faz parte da Escola de Samaba CoisaNossa Araujo… não confundam gente…
colocaram as fotos da escola CoisaNossa Araujo, juntos com as fotos do bloco ZQ…
Mas como bons repórteres que são deveriam separar,para que as pessoas se orientarem melhor e saberem de qual escola são as alegorias e fantasias!!!!
Ratifiquem as fotos da Escola de Samba Coisa Nossa Araújo que está entre as fotos do Unidos do ZQ
parabens
Não confundam as escolas se orientem primeiro antes de fazer uma reportagem, a maioria das fotos pertencem a Escola de Samba Coisa Nossa….
Pois quando tem o texto da nossa escola vem as fotos, ai vem o texto da outra escola e vem as nossas fotos juntos… então peço que separem o mais rápido.
Então Faz o favor de separar por escola, pois então misturadas… E nem todos vão saber separar pois vão pensar que é da outra escola os nossos carros maravilhosos.
As fotos não estão separadas por escola!
pelos comentários realmente não houve disputa entre as escolas… rsrsrs
parabéns para as duas!!