Foto: Denis Pèreira/Equipe Positiva

 

Luis Carlos da Silva (PSD) foi eleito neste domingo, dia 06 de outubro, prefeito de Três Pontas. Ao lado do seu vice prefeito, o vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PV), eles conquistaram 23.289 votos o que representa 73,78%. Paulo Luis Rabello (PL) o segundo colocado teve 6.157 (19,51%). Zezinho Vinhas (Podemos) ficou em terceiro 1.534 com 4,86%. O candidato Maico Gracinha (Mobiliza) teve apenas 585 votos, o que representa 1,85%.

A Eleição para prefeito teve 34.575 votos, sendo 31.565 votos válidos; 1.308 (3,78%) foram nulos; 1.702 (4,92%) em branco.

Luisinho foi o candidato da situação na coligação com União pelo Bem de Três Pontas, composta por 9 partidos – PSD, Republicanos, MDB, PSB, Solidariedade, Avante, União Brasil, PRD, PP e a Federação Brasil da Esperança O candidato que saiu vitorioso chegou para votar por volta de 10 da manhã, acompanhado da esposa Marina Silva e do vice prefeito Maycon Machado, na seção 88 da Escola Estadual Deputado Teodósio. Ele enfrentou uma pequena fila em um dos maiores colégios eleitorais da cidade.

Eles saíram de lá e foram para a Escola Estadual Marieta Castro, onde Maycon Machado votou. Ele levou seus pais que o acompanharam até a seção de número 114. O candidato a vice também pegou uma fila pequena para votar.

Luisinho e Maycon tiveram como principal adversário, o ex-prefeito Paulo Luis Rabello (PL). Apesar da larga vantagem que pesquisas realizadas pelo grupo político dava a ele, o candidato do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) fez uma campanha forte nas ruas e nas redes sociais. Luisinho percorreu a pé diversos bairros da cidade, visitou empresas, instituições e igrejas, levando o Plano de Governo. Ele pregou o avanço que Três Pontas teve nos últimos anos prometendo melhorar questões pontuais, como por exemplo a saúde.

Desde os primeiros dias de campanha, enfrentou acusações de Paulo Luis que dizia ter investigado e descoberto coisas que segundo ele, colocavam em risco a Eleição. A maioria delas, ele foi obrigado a retirar as postagens feitas no facebook, principalmente por se tratar de questões pessoais. As bombas de Paulo Luis não surtiram efeito e ele sofreu mais uma derrota para o grupo político que o trouxe para a política.

Em 2020, o ex-prefeito já havia sofrido uma derrota histórica. Ele perdeu para Marcelo Chaves (que foi reeleito) por uma diferença de 17.049 votos. Foram 24.370 votos contra 7.321. Ao longo dos quatro anos, Paulo Luis sumiu e voltou no período eleitoral com uma enxurrada de acusações que não surtiram efeito.

Luisinho mantém a hegemonia de não perder nenhuma Eleição. Ele ganhou todas disputas. Ele está na política desde 2000, quando foi eleito vereador pela primeira vez no mandato da ex-prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade. Foi 5 vezes vereador e tem o maior número de mandatos a frente da presidência da Câmara Municipal, três vezes. Atualmente ele é o vice prefeito de Marcelo Chaves que conseguiu unir nesta disputa, os dois deputados majoritários na cidade, o deputado trespontano Mário Henrique Caixa (PV) e o deputado federal Diego Andrade (PSD). Ambos fizeram campanha para Luisinho e Maycon Machado.

Conheça o próximo prefeito

Luís Carlos da Silva, o Luisinho como é conhecido é natural de Campos Gerais e tem 54 anos. Filho de José Ramos da Silva e Célia Maria de Abreu.

Nasceu em uma família com mais seis irmãos, veio para Três Pontas ainda com 5 anos onde começou seus estudos e passando pelas escolas Cônego José Maria, Jacy Junqueira Gazola, Deputado Teodósio Bandeira e completando seus estudos no CESU. Começou a trabalhar muito cedo, porque se casou aos 19 anos, teve uma filha, Jéssica, fruto do seu primeiro relacionamento; que lhe deu dois netos, Daniel e Lorena.

Seu primeiro emprego foi na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, aos 19 anos como recepcionista, onde tomou gosto pelo setor de saúde. Depois cursou os cursos de auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem. Desde então sua preocupação sempre foi cuidar bem das pessoas.  Trabalhou na Santa Casa durante 27 anos sempre defendendo a instituição e seus colegas de trabalho. É funcionário público, na Prefeitura de Três Pontas há 32 anos, como técnico de enfermagem, depois de ser aprovado no concurso público de 1994. Depois em Varginha em 2018, no cargo de enfermeiro.

Trabalhou em várias unidades de saúde, sempre se destacando pela atenção às pessoas. Atuou nos centros de saúde dos bairros Vila Marilena, Catumbi, Padre Vitor, Policlínica e no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Trabalhou também no Programa Saúde do Trabalhador. Atuou em várias associações de bairros, bem como associação de classe dentro do Município.

Em 2000 se candidatou pela primeira vez a vereador pelo PPS onde foi eleito pela primeira vez. Teve 372 votos, depois 970, 1.450 e 1.750 votos, se tornando o vereador mais bem votado da história de Três Pontas. Na quinta eleição como legislador obteve 1.052 votos.

Aos 36 anos decidiu que voltaria a estudar, dando início a sua carreira acadêmica. Formou-se em Enfermagem, Biologia, Pedagogia e História. Em 2010 concluiu a tão sonhada faculdade de Enfermagem. Fez 8 pós-graduações, entre elas em Administração Pública.

Durante seus 5 mandatos na Câmara Municipal sempre se destacou ocupando os cargos de presidente três vezes, duas vezes vice presidente e uma vez foi secretário da Mesa Diretora. É casado com Marina Daniela Salgado e demonstra um grande amor efetivo ao mundo pet.

Em 2004, recebeu do então vereador Gilmar Vilela o Título de Cidadão Honorário Trespontano, aprovado pelos colegas por unanimidade.

Sua popularidade, carisma e o resultado de seu trabalho, fez com que fosse convidado a ser candidato a vice prefeito na chapa do prefeito Marcelo Chaves Garcia, obtendo uma ampla diferença de votos do segundo colocado.

Participou ativamente da vida política no município, exercendo com firmeza e dignidade o seu papel de legislador, propondo vários projetos e também levando soluções para o Poder Legislativo, como por exemplo, a reestruturação da Mina do Padre Victor, onde foi criado o Parque Multi Uso, que ele era vizinho na época.

Participou com grande importância no mandato da saudosa ex prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade, do início do processo de industrialização do Município de Três Pontas com a compra da região dos Quatis, onde hoje estão instaladas várias empresas, que proporcionam centenas de empregos aos trespontanos e geram impostos aos cofres públicos.

Durante seus mandatos conseguiu inúmeras emendas com diversos deputados, totalizando uma grande quantia, para várias áreas, como veículos, obras, infraestrutura e principalmente no setor da saúde.

Como vice prefeito atua de forma conjunta e harmônica, com o prefeito Marcelo Chaves, participando diretamente do desenvolvimento de Três Pontas, buscando recursos em Belo Horizonte e na Capital Federal, Brasília, conseguindo abrir portas para a solução dos problemas que afetam a população trespontana. Foi percursor da união entre os deputados, Mário Henrique Caixa e Diego Andrade, fazendo com que recebessem na última Eleição mais de 60% dos votos; uma retribuição a preocupação e ao trabalho realizado ao longo dos últimos anos.

Participou ativamente do processo de industrialização nesta gestão, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como incentivador das empresas locais e daquelas que tinham o desejo de aportar em Três Pontas.

Luisinho é temente a Deus, um cidadão de diálogo, preocupado com o bem estar, a saúde das pessoas e a dignidade do ser humano, vocacionado a servir.

Por isso, sempre tem as portas abertas de centenas de famílias, em quanto canto da cidade. São pessoas que tem boas lembranças do Luisinho do Hospital, do Luisinho que atendia com carinho nos postos de saúde e no PAM. Sempre tem assunto para um bom papo e não existe hora para um bom cafezinho que ele não abre mão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here