Fotos: Divulgação PM Meio Ambiente

 

Durante uma ação realizada no Dia do Trabalhador (1º de maio), a Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha esteve em uma casa no bairro Santa Margarida, em Três Pontas. O caso foi descoberto por conta de uma denúncia anônima sobre a criação irregular de pássaros silvestres. A equipe foi até o local indicado e encontrou um idoso de 73 anos que cria aves como trinca-ferros e coleiros.

Ao todo, os policiais verificaram 81 aves dentro do imóvel. Dessas, 59 estavam sendo mantidas de forma irregular. Algumas não tinham anilhas (pequenos anéis de identificação usados em aves registradas), outras possuíam anilhas que não constavam nos registros do criador e, em alguns casos, havia sinais de possíveis alterações nessas identificações. Também foram encontradas anilhas avulsas, ou seja, soltas e não presas às aves.

Diante da situação, o idoso recebeu voz de prisão, mas não foi conduzido à Delegacia por conta da sua idade avançada e seu estado de saúde. As aves irregulares foram apreendidas, assim como as gaiolas e anilhas. Porém, ele foi multado em R$ 107.854,50 e recebeu uma advertência para regularizar a documentação das aves.

Resumo da ocorrência:

  • 81 aves verificadas no total;
  • 59 pássaros silvestres foram apreendidos;
  • 59 gaiolas apreendidas;
  • 10 anilhas avulsas recolhidas;
  • 1 pessoa presa em flagrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here