Por Mariana Tiso, com apuração de Denis Pereira
*Antes mesmo da entrega do pedido ser feita, golpistas fazem contato pedindo que seja feito pix para o troco
A Equipe Positiva traz uma notícia urgente que alerta comerciantes e a população de Três Pontas, sobre um novo golpe que vem sendo aplicado na cidade, especialmente no ramo alimentício. O golpe envolve um estelionatário que se passa por Delegado de Polícia Civil de Três Pontas, para enganar estabelecimentos comerciais e obter dinheiro indevidamente, utilizando o aplicativo WhatsApp como meio de comunicação.
O esquema começa com o golpista entrando em contato com o estabelecimento comercial pelo WhatsApp, fazendo um pedido e solicitando a entrega na Delegacia. Utilizando nomes aleatórios, ele se apresenta como Delegado e, ao receber a entrega, alega precisar sair para atender uma ocorrência urgente.
Durante a interação pelo WhatsApp, o estelionatário manipula a situação para fazer com que o estabelecimento acredite que a máquina de cartão do motoboy não está funcionando, ou que ele tem uma nota de grande valor e precisa do troco. Ele então pede que a empresa faça um PIX de troco. Com a credibilidade da figura do delegado, muitos estabelecimentos acabam caindo no golpe e transferem o dinheiro antes de confirmar o pagamento.
Em entrevista à Equipe Positiva, o inspetor da Polícia Civil de Três Pontas, Guilherme Rodrigues destacou a importância de esclarecer que o nome do delegado atual, Dr. Gustavo, não é mencionado nos contatos dos golpistas. “Eles utilizam nomes genéricos como Paulo ou Marcos e uma foto de qualquer pessoa retirada da internet. O prefixo do telefone utilizado pelos golpistas também não é local, geralmente vindo de outra região, o que torna mais difícil a identificação imediata”, explicou Guilherme.
A Polícia Civil já está investigando o caso e trabalha para localizar o número do telefone utilizado pelos golpistas, bem como rastrear os PIX feitos durante o golpe. Guilherme reforça a orientação para que, de forma alguma, pagamentos antecipados ou devoluções de troco sejam feitos sem confirmação clara. “Sempre entre em contato diretamente com a pessoa que vai realizar a entrega, especialmente os motoboys, e, em caso de dúvidas, a Delegacia está à disposição para averiguar qualquer suspeita”, alertou o inspetor.
O golpe está em fase inicial em Três Pontas, mas a Polícia Civil está empenhada em reprimir essa atividade criminosa o mais rápido possível. A Equipe Positiva continua acompanhando o caso e divulgando as informações para alertar a população e evitar que mais comerciantes sejam vítimas desse tipo de estelionato.
Recomendações para evitar golpes:
- Desconfie de contatos desconhecidos pelo WhatsApp: Se alguém alegar ser autoridade policial, confirme a identidade ligando diretamente para a delegacia.
- Evite pagamentos antecipados: Não faça transferências de dinheiro sem ter certeza absoluta da legitimidade do pedido.
- Verifique o prefixo telefônico: Números de telefone fora da região podem ser um indicativo de fraude.
- Comunique-se diretamente com o entregador: Antes de concluir qualquer transação, fale com o motoboy para confirmar os detalhes do pedido.
- Entre em contato com a polícia: Em caso de qualquer suspeita, ligue imediatamente para a delegacia para averiguar a situação.
Fique atento e compartilhe essa informação para proteger nossa comunidade.